Tomou posse na manhã desta terça-feira (6) o novo titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Sandro Benites. O vereador de Campo Grande assume a cadeira que então era ocupada por José Mauro de Castro Filho.

Agora licenciado do mandato de vereador, o secretário definiu como prioridade a reestruturação das UBSs (Unidades Básicas de Saúde), que, na sua avaliação, estão sucateadas.

“Devemos dar atenção às unidades básicas, que estão sucateadas. Vamos fazer um mutirão com a Câmara, a bancada federal e a população para arrumar as UBSs”, declarou.

Benites disse ainda que o foco será na prevenção de doenças. “A prevenção deve ser a solução, que é mais simples e eficaz. Amanhã já começamos a visitar os postos”, afirmou, garantindo que vai a todas as sete regiões urbanas da Capital.

Ele pontuou ainda que a Sesau precisa dar fim à demanda represada de procedimentos, adiados durante o ápice da pandemia de Covid-19. “Em todo o Brasil, temos mais de 1 bilhão de procedimentos represados, não sabemos quantos aqui [Campo Grande]”, citou.

Outra prioridade já definida será o tratamento dos dependentes químicos. “Vamos focar na dependência química, hoje temos 1,5 mil pessoas em tratamento e vamos ampliar”, garantiu.

A solenidade de posse conta ainda com a presença de secretários municipais, da prefeita Adriane Lopes (Patriota) e da futura secretária-adjunta de Saúde, Rosana Leite de Melo. A médica ainda precisa aguarda os trâmites burocráticos dos afastamentos dos cargos públicos que ocupa para assumir a função na Sesau.