Projeto determina que cartórios de imóveis de MS informem gratuidade de taxas

A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Assembleia
Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um Projeto de Lei que dispõe sobre a afixação de cartazes em Cartórios de Registro de Imóveis, informando sobre a gratuidade de taxas. A matéria segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Conforme a Casa de Leis, os cartazes deverão ser do tamanho de uma Folha A4, no mínimo, com escrita legível e deverão ser fixados em lugares de fácil visualização, informando aos usuários acerca da isenção do recolhimento de custas e de emolumentos nos itens descritos na lei.

Entre as taxas e emolumentos que são isentos estão o primeiro registro de direito real constituído em favor de beneficiário de regularização fundiária de interesse social em áreas urbanas, em áreas rurais de agricultura familiar e na primeira averbação de construção residencial de até 70m² (setenta metros quadrados) de edificação em áreas urbanas, objeto de regularização fundiária de interesse social.

A isenção também abrange o registro de título de legitimação de posse, concedido pelo poder público e de sua conversão em propriedade; o registro do título de transferência do direito real de propriedade ou de outro direito ao beneficiário de projetos de assentamentos rurais promovidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ou em outra lei posterior, com finalidade similar.

Conforme consta na justificativa da matéria, o objetivo do projeto é informar aos usuários acerca da isenção de recolhimento de custas e emolumentos contidos na Lei Federal 6.015/1973. A população será então informada sobre os benefícios sociais legais que facilitam a regularização fundiária de interesse social urbano ou rural, e o acesso ao registro público da posse e domínio, prestigiano assim o acesso à informação da população que frequenta os espaços em busca do serviço público de registros imobiliários.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Comissão de Ética da Prefeitura de Brasilândia fez recomendação sobre advertências (PMB, Divulgação)
eleições suplementares