A candidata à Presidência da República, Simone Tebet (MDB), apresentou o plano de governo nesta segunda-feira (15). Entre as propostas da sul-mato-grossense, a educação está em primeiro plano e há previsão de ‘FGTS' (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para trabalhadores informais.

Mara Gabrilli é a vice-presidente da chapa da sul-mato-grossense. As candidaturas foram registradas no TSE em 6 de agosto. O plano de governo foi entregue e apresentado no último dia do prazo definido pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

As diretrizes do plano de governo de Simone são sustentadas em quatro eixos, sendo eles: combate às desigualdades sociais; compromisso com a economia verde; construção de um governo parceiro da iniciativa privada; transparência, inclusão e combate a todas as formas de preconceito e discriminação.

Assim, logo no primeiro eixo, a candidata presidenciável afirmou que a educação estará “no topo das prioridades nacionais”. Para isso, o aprendizado das crianças e adolescentes será coordenada pela União, com um MEC (Ministério da Educação) que se dedique a recuperação do tempo perdido pelos estudantes durante a pandemia.

Na apresentação do plano de governo, Simone disse que além da educação, os trabalhadores informais serão atendidos; “A cada vez que ele declarar a renda informal dele, vamos estar garantindo um fundo de garantia de 15% em cima da renda declarada. Com isso ele vai poder sacar esse dinheiro até duas vezes por ano”.

Plano de governo

Sobre a economia, Simone disse que no plano de governo que “o Brasil precisa deixar de ser motivo de vexame global”. Assim, prevê o fim do desmatamento ilegal, auxílio para produtores da agricultura familiar e a criação e implementação de um novo marco legal para a pesca.

Nas parcerias com iniciativas privadas, o eixo do plano de governo prevê adoção de uma ‘política de desenvolvimento regional para estimular as potencialidades das regiões, especialmente Nordeste, Norte e Centro-Oeste”. Para isso, serão feitas colaborações entre as partes, para garantir produtividade, educação, qualificação estadual e qualificação profissional.

Até momentos vividos em foram citados, entre eles as obras de habitação que a senadora realizou em Três Lagoas. “Fui considerada na minha cidade como a prefeita da indústria de Mato Grosso do Sul”, lembrou Simone.

Para garantir o combate ao preconceito, Simone irá tentar a “recriação do Ministério da será parte desta estratégia”.