A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) teve uma sessão de apenas de 11 minutos, encerrada sem votar qualquer projeto por falta de quórum. Apenas nove deputados estaduais estavam presentes.

Apenas Paulo Duarte (PSB) – que presidiu a sessão – e Pedro Kemp (PT) estavam no Plenário Deputado Júlio Maia. 

Por videoconferência, participaram o presidente da Casa, Paulo Corrêa (PSDB); José Roberto Teixeira, o Zé Teixeira (PSDB); (Republicanos); Marçal Filho (PP); José Carlos Barbosa, o Barbosinha (PP); Luiz Carlos Correia de Lima, o Lucas de Lima (PDT); e Mara Caseiro (PSDB).

Conforme o Regimento Interno, o quórum qualificado mínimo é 16 deputados. Sendo assim, Duarte retirou os quatro projetos previstos na Ordem do Dia.

Iria à votação o Projeto de Lei 225/2019, de Herculano Borges, que determina que a orientação sobre treinamentos ou o planejamento de atividades físicas e/ou esportivas, de forma remunerada ou gratuita, em áreas comuns de condomínios ou associações residenciais, deverá obrigatoriamente ser prestada por profissional de Física com registro ativo junto ao Conselho de competente.

Também estavam previstos os Projetos de Resolução 26/2022 e 27/2022, que concedem a Comenda do Mérito Legislativo. Está pautado, ainda, o Projeto de Resolução 30/2022, que concede o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense. Nenhum deles está disponível no SGPL (Sistema Gestor de Projetos de Lei).

Deputados ouviram a sessão remotamente

Após a sessão, as assessorias de Amarildo Cruz (PT) e Capitão Contar (PRTB) informaram que os parlamentares participaram remotamente, mas não abriram o retorno de vídeo para a TV Alems.

Eleições afetam trabalhos da Assembleia

Ontem, quarta-feira (21), não houve sessão também por falta de quórum. Nem mesmo a reunião da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) foi realizada por não haver o mínimo de parlamentares presentes.

Há vários dias, o presidente Paulo Corrêa vem pedindo que os deputados estejam ao menos participando por videoconferência, já que todos são candidatos nas eleições gerais de 2022.

*(Alteração às 11h26 para acréscimo de informações)