MS pode ter Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural

Se projeto de lei for aprovado, dia da comemoração será anualmente em 17 de agosto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Projeto foi protocolado pela deputada Mara Caseiro
Pedido foi protocolado pela deputada Mara Caseiro – Reprodução

Projeto de lei protocolado na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pretende criar o Dia Estadual de Valorização do Patrimônio Cultural Sul-Mato Grossense, a ser comemorado, anualmente, em 17 de agosto.

Protocolado pela deputada Mara Caseiro (PSDB), o texto da proposta diz que se aprovada, o Dia entrará no calendário oficial de eventos do Estado. A data pretende celebrar a memória e a história do Estado, acompanhando a data nacional.

Segundo a justificativa do projeto, em 17 de agosto de 1998 foi marcado como o Dia Nacional do Patrimônio Histórico no país. A data ganhou significado após mais de 60 anos de criação do mais importante órgão de preservação do Brasil, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A lei pretende promover a reflexão sobre a importância da preservação dos bens culturais de Mato Grosso do Sul, fortalecendo as identidades regionais, garantindo o direito à memória e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.

Além disso, a intenção é incentivar políticas públicas de preservação e valorização de nossos bens culturais, já que na data, serão promovidas comemorações alusivas, contemplando atividades de sensibilização e de educação sobre o patrimônio cultural material e imaterial de Mato Grosso do Sul, que é extremamente rico e merece ser propalado.

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) vai analisar a proposta.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições