Mosquito Wolbachia: No Senado, Nelsinho Trad destaca combate à dengue em Campo Grande

Mosquitos Wolbachia ajudam no controle biológico dos mosquitos transmissores da doença

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
nelsinho mosquito wolbachia
Nelsinho é senador por MS. (Foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

Nesta sexta-feira (2), o senador por Mato Grosso do Sul Nelsinho Trad (PSD) destacou o projeto de combate à dengue com controle biológico. Ele citou o uso de mosquitos Wolbachia em Campo Grande para lidar com a doença.

O projeto é uma parceria entre a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o Ministério da Saúde, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) de Mato Grosso do Sul e a organização WMP (World Mosquito Program).

A técnica de combate biológico é feita a partir da liberação de mosquitos com a bactéria capaz de inibir a transmissão das doenças.

No plenário do Senado, o parlamentar ressaltou que com o programa os mosquitos já não transmitem a doença. “Há de se observar que, em alguns bairros e alguns locais de Campo Grande, houve o decréscimo de quase 90% na manifestação destas doenças tropicais: dengue, zica e chikungunya”, afirmou.

Ele lembrou que resultados parecidos já foram observados no norte da Austrália, na Indonésia e em Niterói, no Rio de Janeiro. “Seremos testemunhas de um passo histórico na saúde pública brasileira”, disse.

Mosquito Wolbachia em Campo Grande

A soltura dos mosquitos com a bactéria Wolbachia teve início na Capital em dezembro de 2020. Ao todo, serão seis fases de soltura em Campo Grande, que atualmente já se encontra na sua quinta fase de implementação. O método já está presente em mais de 30 bairros de diferente regiões do Município.

Conteúdos relacionados

soraya discussão
portal
barroso desembargadores