O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, estará na manhã desta sexta-feira (17) em , a 228 km de Campo Grande, a fim de vistoriar obras do Aeroporto Regional do Francisco de Matos Pereira, segundo informou a assessoria do Ministério.

Executadas pelo Exército Brasileiro, a do Aeroporto de Dourados tem investimento federal de aproximadamente R$ 49 milhões, oriundos do Fnac (Fundo Nacional de Aviação Civil) e contempla reforma e ampliação da pista de pouso e decolagens em 300 metros, além da regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, colocação de cerca operacional e trabalhos de terraplenagem das áreas destinadas às futuras edificações.

No último mês, uma licitação do tipo “menor preço” estimada em R$ 505 mil foi aberta para contratação de obras no Aeroporto de Dourados e contemplam, na primeira etapa, a elaboração de projeto executivo de arquitetura e complementares para a construção das edificações do aeródromo, como o novo terminal de passageiros.

Reabertura do Aeroporto de Dourados adiada

Aeroporto de Dourados
Frente de obras no aeroporto | Foto: Divulgação | Prefeitura de Dourados

Em setembro de 2021, a reabertura das pistas de pouso e decolagens do Aeroporto de Dourados foi adiada para o final deste ano, devido à identificação de patologias na pavimentação. Na ocasião, o responsável pela obra, capitão Fernando Duncan Loureiro Pinheiro, chefe da seção técnica do 9º Batalhão de Engenharia e Construção, informou que seria necessário um “reforço com uma camada de SMA (Stone Matrix Asphalt) ou reforço com manta antirreflexão de trincas”.

Entre os problemas localizados estão fissuras, desplacamentos e desagregação do asfalto anterior, o que tornou necessário fazer uma escavação para depois tratar o material e recolocar dentro do grau de compactação exigido tecnicamente para segurança da pista. A estimativa atual é que seja realizada uma reabertura parcial em novembro de 2022.