Manifestantes vão à Câmara de Campo Grande contra projeto de igualdade de gênero
Projeto foi retirado de pauta, mas grupos querem arquivamento do texto
Adriel Mattos, Mayara Bueno –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Cerca de 60 pessoas foram à Câmara Municipal de Campo Grande nesta terça-feira (29) para protestar contra o Projeto de Lei 10.687/2022, que cria o programa de ensino de história das mulheres. A matéria causou polêmica e foi retirada da pauta da sessão de hoje.
O público levou cartazes criticando a proposta, que chamam de “doutrinação”, além de críticas aos autores, a vereadora Camila Jara (PT) e o presidente Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB). Os manifestantes não aceitaram conceder entrevista, mas pedem o arquivamento do texto.
André Luís Soares (Rede) chegou a ler o texto para demonstrar que a proposição apenas trataria da igualdade de gênero como conteúdo transversal, dentro das disciplinas existentes, e nada tem a ver com a chamada “ideologia de gênero”.
“É apenas para ensinar que homens e mulheres têm direitos iguais”, ressaltou. Apesar do projeto não ser votado hoje, o público segue acompanhando a sessão.
Projeto causou polêmica antes mesmo de ser votado
O projeto de Camila e Carlão prevê apenas o ensino de histórias de destaque de movimentos que contribuíram para o fortalecimento feminino, bem como igualdade entre homens e mulheres. Mesmo assim, movimentos de direita e políticos criticaram a proposta.
No entanto, “erro de interpretação” fez com que alguns movimentos entendessem que o projeto tinha relação com questão de sexualidade. Até mesmo um protesto estava previsto na Câmara – hoje a medida passaria pela segunda votação.
“Fizeram esse estardalhaço, mas é um projeto que a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] pediu, junto com outros setores, para homenagear as mulheres que lutaram, mostrar que a mulher é igual o homem”, afirmou o presidente da Casa de Leis, Carlão.
De acordo com o presidente, a proposta foi retirada de pauta para elaboração de emenda que o segmento evangélico pediu. O conteúdo ainda não foi detalhado.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Camila Jara apresenta proposta para taxar milionários e isentar IR até R$ 5 mil
A proposta faz parte do pacote de projetos do Gabinete Compartilhado, composto de 6 congressistas
Defesa pede liberdade de jovem preso com Jeep de ex-superintendente da Cultura assassinado
Roberto Figueiredo foi encontrado morto pela irmã na manhã de sexta-feira (13); adolescente confessou o crime e foi apreendido
Projeto de Lei quer proibir acorrentamento de cães e gatos em todo o Estado
De acordo com o texto, o uso de correntes ou o confinamento só será permitido em condições que respeitem as necessidades básicas dos animais
Domingo tem feiras culturais, brechós e show gratuito em Campo Grande
Confira a programação deste domingo
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.