Após reunião com lideranças do partido, o ex-vereador e ex-secretário de saúde de Campo Grande, Jamal Salém (MDB), desistiu de concorrer às eleições de outubro e retirou candidatura a deputado federal. Agora, o MDB vai anunciar substituto em até 10 dias.

O ex-ministro de Governo, Carlos Marun (MDB), disse ao Jornal Midiamax que Jamal entendeu que, após aparecer em lista de contas com irregularidades, o melhor era deixar o pleito. “Corríamos o risco de termos seus votos anulados mesmo depois da eleição”, explicou Marun.

Cotado para ocupar a vaga de Jamal, o ex-ministro minimizou a possibilidade e afirmou estar empenhado na campanha de (MDB) à presidência. “O Jamal entendeu que deveria retirar a candidatura e se falou no meu nome para substituí-lo, mas a tendência é de que não seja eu. Estou coordenando a campanha da Simone e tenho compromissos com colegas candidatos a deputado federal”, justificou.

No entanto, Marun explica que, não havendo outra possibilidade, “não fugiria à missão”, mas considerou a hipótese pouco provável. “Temos outras opções e estamos construindo isso. Temos 10 dias para anunciar”, completou.

Apesar de ter desistido, a candidatura de Jamal poderia enfrentar obstáculos na Justiça, isso porque o nome do ex-vereador consta na lista do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) entregue ao com irregularidades ou pendências. Jamal tem uma condenação por administrativa enquanto secretário de Saúde de Campo Grande. Ele recorreu, mas a condenação foi mantida.