Jaceguara destaca representação feminina negra, educação e coletivo no juramento de desembargadora

Jaceguara participou de sessão solene que marca posse como nova desembargadora do TJMS
| 18/02/2022
- 23:35
Jaceguara disse que é a sétima mulher a ocupar uma cadeira de desembargadora em MS.
Jaceguara disse que é a sétima mulher a ocupar uma cadeira de desembargadora em MS. - Foto: Leonardo de França | Jornal Midiamax.

A nova desembargadora do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Jaceguara Dantas da Silva, destacou a representatividade feminina negra em sessão solene nesta sexta-feira (18). Ela participou do juramento que selou a posse da nova cadeira do Tribunal.

Jaceguara iniciou a fala destacando a representatividade do lugar que ocupa no TJMS como mulher negra. “Falo de um lugar representativo, em especial a sétima mulher em 42 anos a ocupar um assento neste Tribunal e dentre elas, a segunda de ancestralidade negra”, pontuou.

Durante o discurso, lembrou que vem do ensino público e que desde criança ‘precisou lutar por uma formação’. Importante na trajetória da nova desembargadora foram as palavras de incentivo que ouvia do pai desde pequena.

A nova desembargadora ressaltou que quando as imagens que traz da infância sinalizam duas palavras. “Definem, expressam e contemplam toda a minha crença: educação e coletivo”, disse.

No juramento, disse que irá trabalhar para atender aos desejos de um coletivo. “A Justiça que todos desejamos para nossa sociedade: célere, ética e eficaz para todos os seus jurisdicionados”, afirmou.

Jaceguara destacou que atua pelas causas sociais. Por fim, falou sobre os filhos e dedicou à eles ‘cada etapa vencida, principalmente essa’.

Juramento de novos desembargadores

Os três novos desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) fizeram juramento nesta sexta-feira (18). A sessão solene aconteceu no Tribunal Pleno e marcou a posse dos desembargadores com a presença de autoridades do Estado.

Fizeram os juramentos os desembargadores Alexandre Lima Raslan, Jaceguara Dantas da Silva e Luiz Antônio Cavassa de Almeida. Eles já haviam sido empossados em dezembro de 2021 e janeiro deste ano.

Estiveram presentes na mesa o desembargador Carlos Eduardo Contar, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente da (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB), o procurador-Geral de Justiça de MS Alexandre Magno de Lacerda e o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Bito Pereira.

Veja também

Últimas notícias