Falso ou verdadeiro? Saiba como consultar sobre boatos pelo WhatsApp

Checagem de boatos antes de compartilhamento ajuda a reduzir a propagação de fake news

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
boatos justiça eleitoral
Aplicativos em celular (Ilustrativa, Freepik)

Com o fim das eleições de 2022, uma enxurrada de informações atinge eleitores do Brasil inteiro. Assim, é preciso ter cuidado e checar a veracidade das mensagens antes de compartilhar com familiares e amigos. O compartilhamento de boatos pode disseminar notícias falsas.

Nesta segunda-feira (31), um dia após o segundo turno, é disseminado o boato de que será declarado estado vago à Presidência da República. Na imagem compartilhada, ainda afirmam que as forças armadas irão assumir o Brasil até 2023.

O boato é falso, pois as Eleições de 2022 foram auditadas e aprovadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TCU (Tribunal de Contas da União). Ou seja, o país segue com o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), até 31 de dezembro.

Após, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumirá o mandato em janeiro de 2023, como previsto pela legislação eleitoral.

Entao, uma das alternativas rápidas para checagem dos boatos é pelo número do TSE no WhatsApp.

WhatsApp da Justiça Eleitoral

Para fazer uso destas funcionalidades, basta salvar o contato 061 9637-1078. Logo após salvar o número, basta atualizar sua lista de contatos do WhatsApp e procurar pelo nome que salvou.

boatos
Justiça Eleitoral informa sobre boatos pelo WhatsApp. Foto: Midiamax.

Depois é só enviar um ‘oi’ para a Justiça Eleitoral que já vai te enviar o menu de opções. Em seguida, escolha pela Consulta de Informações e depois siga as instruções da ferramenta.

Outra alternativa é verificar a informação pelo site da Justiça Eleitoral. O portal de Fato ou Boato tem diversos assuntos checados e também é possível fazer buscas.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula