Nesta quinta-feira (18), (MDB) afirmou que irá garantir o fim do orçamento secreto. Em programa da OAB (Ordem dos Advogados Brasileiros), a candidata à Presidência da República disse que se for eleita irá abrir mão da reeleição.

No programa Hora do Voto, ela disse que a reeleição é “o maior problema do Brasil”, isso porque dois mandatos poderiam propiciar “negociatas e escândalos de corrupção”. Assim, disse que irá abrir mão da reeleição, caso seja eleita como presidente da República.

Além disso, Simone disse que irá garantir o fim do orçamento secreto. “Se eu for eleita presidente, com uma caneta como esta, eu dou transparência ao orçamento secreto”, disse.

“Eu baixo um ato normativo exigindo que todos os ministros de estado deem transparência absoluta nas contas públicas do orçamento. No primeiro dia, ele vai dizer quem é o parlamentar que mandou recurso, para onde mandou esse recurso, para ver se lá na ponta, esse dinheiro chegou”, explicou no programa.

Ministros de Simone

A presidenciável respondeu perguntas da plateia e também apontou que irá escolher os ministros de forma igualitária em questão de gênero. Ou seja, 50% de mulheres e 50% de homens.

“Ainda em relação a esse governo inclusivo, nós teremos uma política nacional de equidade, ética, étnico-racial. Nós vamos estar combatendo todos os dias o racismo estrutural e o racismo institucional no Brasil”, disse Simone.