De propaganda a convenções; confira os prazos do calendário eleitoral da próxima semana

As informações constam no calendário eleitoral 2022

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Eleições prazo

Mais prazos que constam no calendário eleitoral de 2022 serão encerrados neste final de semana. Neste sábado (30), por exemplo, é a data limite para que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) promova propaganda institucional prestando esclarecimentos a população sobre o sistema eleitoral. As informações constam no calendário eleitoral 2022.

Conforme o documento, amanhã é o último dia para que o TSE promova, em até cinco minutos diários, contínuos ou não, requisitados às emissoras de rádio e de televisão, propaganda institucional destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro, como previsto em lei.

A primeira semana de agosto também já começa com vários prazos. No próximo dia 3, por exemplo, que marca os 60 dias antes do pleito, é a data a partir da qual é assegurada aos partidos políticos e às federações de partidos a prioridade postal para a remessa de material de propaganda de suas candidatas e de seus candidatos registrados. Também é o último dia para a nomeação dos mesários e do apoio logístico para o primeiro e eventual segundo turnos de votação, à exceção dos que atuarão nas seções instaladas em estabelecimentos penais e nas unidades de internação de adolescentes, nomeados até 26 de agosto.

Além disso, o dia 3 marca o prazo para publicação do edital contendo as nomeações dos componentes das mesas receptoras e dos convocados para apoio logístico; para a nomeação, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, das mesas receptoras de votos do exterior, para o primeiro e segundo turnos; para publicação dos locais designados para o funcionamento das mesas receptoras de votos, inclusive para o voto em trânsito, e de justificativas, indicando as seções, as respectivas agregações, com a numeração ordinal e o local em que deverá funcionar, assim como a rua, número e qualquer outro elemento que facilite a sua localização pelo eleitor; e para o presidente do TRE nomear os membros das juntas eleitorais para o primeiro e eventual segundo turnos de votação.

Ainda no início de agosto, há a data limite para a realização de convenções pelos partidos políticos e pelas federações, no dia 5, destinadas a deliberar sobre coligações e a escolher candidatos a presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual e distrital.

A data 5 de agosto é também o último dia, observada a data da convenção, para que o partido político que deseje participar das eleições tenha constituído órgão de direção na circunscrição, devidamente anotado no tribunal eleitoral competente, de acordo com o respectivo estatuto partidário; e para a federação que deseje participar das eleições conte, em sua composição, com ao menos um partido político que tenha, até a data da convenção, órgão de direção que atenda ao disposto na segunda parte do inciso I deste item.(Lei nº 9.504/1997, art. 6º-A e Res.-TSE nº 23.609/19, art. 2º, II).

Conteúdos relacionados

mpms
Lula