É falso que apertar ‘Confirma’ durante revisão anula voto na urna eletrônica

TSE esclarece que novidade deste ano não irá anular o voto

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
urna eletrônica quociente eleitoral
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, TSE)

Mensagens que circulam na internet nos últimos dias propagam desinformação ao afirmar que nova funcionalidade da urna eletrônica colocada em prática pela primeira vez neste ano poderá resultar em anulação de votos.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a partir deste ano as urnas eletrônicas proporcionarão revisão de voto ao eleitor. Em apenas 1 segundo após escolher o candidato para cada cargo, a urna mostrará a mensagem “Confira seu voto” no rodapé da tela.

Enquanto essa mensagem aparece, o eleitor não precisará fazer nada, apenas aguardar para seguir para a próxima tela. Caso o eleitor aperte qualquer tecla, incluindo o ‘Confirma’ durante essa mensagem, nada acontece. Ou seja, o voto não é anulado.

A nova funcionalidade da urna, segundo o TSE, dá a opção do eleitor revisar se digitou os números corretos de cada candidato. Em caso de correção, o eleitor precisa esperar a mensagem sumir para apertar no ‘Corrige’ e digitar novamente o número do candidato.

Vídeo que aborda essa nova função da urna, mas com informações falsas, tem sido compartilhado nas redes sociais. No entanto, o TSE esclarece que a informação não procede e que se trata de boato.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula