Deputados aprovam sistema rodoviário e pedem vistas ao projeto do sistema ferroviário de MS

Com a aprovação, a matéria segue para análise das comissões de mérito

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
deputados
Sessão ordinária na Alems. (Divulgação Alems)

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram seis propostas na votação da Ordem do Dia desta quarta-feira (16) e pediram vistas de um dos projetos que estavam na pauta, que pode ser conferida neste link.

Primeira discussão

Os deputados aprovaram a tramitação do Projeto de Lei 192/2022, de autoria do Poder Executivo, que institui o Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado de Mato Grosso do Sul (Sistema Trip-MS), estabelecendo critérios para exploração e funcionamento desse serviço. Com a aprovação, a matéria segue para análise das comissões de mérito.

A outra proposta, também aprovada em primeira e que segue para as comissões de mérito, foi o Projeto de Lei 252/2022, do Poder Executivo, que autoriza o Estado a doar, com encargos, uma área de 5,6 mil metros quadrados ao Município de Itaporã. Na mensagem anexa ao projeto, o governo informa que na área já estão edificados dois prédios públicos: parte da Câmara Municipal e o Hospital Municipal “Lourival Nascimento da Silva”. Assim, a transferência tem por finalidade a regularização da propriedade do imóvel.

Discussão única

Em discussão única, foram aprovados os Projetos de Resolução 39/2022, de autoria do deputado Herculano Borges (Republicanos), 43/2022 e 44/2022, ambos propostos pelo deputado Amarildo Cruz (PT). As três proposições concedem o Título de Cidadão Sul-Mato-Grossense e agora seguem ao expediente.

Vistas

Ainda para essa sessão estava pautada a apreciação do  Projeto de Lei 248/2022, do Poder Executivo, que dispõe sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso do Sul (SFE/MS) e sobre os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros – saiba mais aqui. A matéria deve retornar à pauta na sessão de amanhã, após pedido de vistas feito pelo deputado Capitão Contar (PRTB).

Já em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 217/2022, de autoria da deputada Mara Caseiro (PSDB). A proposta cria o Dia Estadual do Cinema e do Audiovisual Sul-mato-grossense, a ser comemorado, anualmente, em 19 de novembro. A matéria segue à redação final por ter sofrido emendas.

Antes de encerrar a votação, os deputados ainda aprovaram o dia 7 de dezembro como data em que será realizada a sessão solene de entrega dos Títulos de Cidadão Sul-mato-grossense e Medalhas do Mérito Legislativo, na Assembleia Legislativa. A solenidade de entrega das honrarias é aberta ao público e realizada no período noturno.

(Com assessoria).

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições