O deputado estadual Paulo Duarte (PSB) foi diagnosticado com câncer de próstata dias antes de tomar posse, em 3 de dezembro de 2021. Em outubro, ele revelou que havia sido curado da doença.

No início do ano passado, o político fez um exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) alterado. Para tirar a dúvida, ele fez exame de toque e ressonância, mas o médico descartou qualquer doença.

Porém, Duarte foi aconselhado por um amigo a fazer uma biópsia. Era novembro, e o Governo do Estado anunciou o então deputado estadual Eduardo Rocha (MDB) como novo titular da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica).

“Abri o resultado da biópsia sozinho em casa e não acreditei no que estava lendo. Como um cara atleta e saudável como eu poderia estar com câncer? Marquei a cirurgia e me apeguei na fé em Deus. É impactante a fragilidade do ser humano. Passei a dar valor no que é de fato importante: família e amigos. Aprendi a não adiar as coisas e ser mais tolerante”, afirmou.

Em dezembro, Duarte toma posse como deputado estadual e 17 dias depois fez a cirurgia. “Foram retirados vários tumores, alguns não estavam em estágio inicial. Saí do centro cirúrgico com dreno, sonda e muitas dores. Foi uma cirurgia grande, pois tinham tumores quase saindo da próstata. Se não tivesse descoberto, um mês depois seria tarde demais, pois daria metástase”, relatou.

Ele não revelou o diagnóstico publicamente, o que só fez duas semanas após o primeiro turno das eleições gerais de 2022.

Paulo Duarte revela luta contra o câncer de próstata

Na sessão de 18 de outubro, o deputado contou que assumiu o mandato após receber a confirmação de que tinha câncer.

“Pensei que fosse uma sentença de morte. Não queria usar isso, conheci muita gente com esse drama [câncer]. Quando a gente passa por isso, muda”, afirmou. O político concorreu à reeleição, mas não conquistou novo mandato. 

Duarte ainda revelou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) notou que ele estava abatido, e soube do diagnóstico. “Não falei antes para não parecer oportunista”, frisou.