Pular para o conteúdo
Política

Contar e Riedel vão disputar entre 1,2 milhão que votaram em outros ou não foram às urnas

Desse total, mais de 440 mil não foram votar no 1º turno e podem fazer a diferença no 2º turno
Evelin Cáceres -
candidatos
Contar e Riedel seguem para o 2º turno em MS (Arquivo, Midiamax)

Os candidatos (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) vão disputar os votos de 1.246.865 eleitores de Mato Grosso do Sul ao Governo do Estado no 2º turno. Juntos, eles conseguiram votos de 746.256 eleitores neste domingo (2), que representa 51,87% do total apto a votar neste 1º turno.

O restante, 48,13%, ou seja, 806.398 eleitores, votaram em outros candidatos. E 440.467 eleitores não foram às urnas votar no 1º turno, mas estão aptos a votar no 2º turno e podem fazer a diferença no resultado das eleições.

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram 1.435.550 votos válidos, sendo 2.892 anulados sub judice, do candidato Magno de Souza, do PCO. Já 61.130 eleitores, que representam 3,94% do total, anularam o voto e 53.082 votos, 3,42% do total, foram em branco.

2º turno

Contrariando a maioria das pesquisas divulgadas em Mato Grosso do Sul, Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) vão para o 2º turno na disputa pelo Governo do Estado nas eleições 2022 após o resultado das urnas deste domingo (2).

Contar teve 26,71% dos votos e Riedel teve 25,16% dos votos. O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) finalizou a contagem de 100% das urnas às 21h26 com 1.552.654 votantes.

Capitão Contar (PRTB) disputa pela primeira vez uma eleição ao Governo do Estado, mas foi o deputado estadual eleito com mais votos na história de Mato Grosso do Sul: mais de 80 mil nas últimas eleições. Ele recebeu o apoio em rede nacional do presidente Jair Bolsonaro (PL) no último debate presidencial transmitido nesta semana, surpreendendo até mesmo o candidato que era apoiado pelo presidente no Estado, Eduardo Riedel (PSDB).

Como vice da chapa está o ex-presidente do PRTB em Mato Grosso do Sul, Humberto Figueiró, única candidatura de chapa pura no Estado. Segundo Figueiró, a decisão de nomeação de vice não foi realizada em um evento, mas sim, em um encontro que definiu harmonicamente a indicação.

Eduardo Riedel (PSDB) disputa pela primeira vez uma eleição. Ele é o candidato do governador (PSDB), que deixa a administração pública estadual no final de 2022. Riedel foi secretário de Governo e Gestão Estratégica de Reinaldo.

Como vice da chapa com Riedel disputa Barbosinha (PP), que atualmente é deputado estadual. Da região de , é advogado, já foi titular da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), além de diretor-presidente da Sanesul.

André Puccinelli (MDB) teve 17,18% dos votos (247.093), Rose Modesto (PSDB) teve 12,42% dos votos (178.599), Giselle Marques (PT) teve 9,42% dos votos (135.556), Marquinhos Trad (PSD) teve 8,68% dos votos (124.795), Adonis Marcos (Rede/Psol) tem 0,23% (3.251) e Magno de Souza (PCO) 0,20%.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Motociclista é baleado ao reagir a abordagem policial em Campo Grande

Unidade Móvel do projeto Nossa Energia sorteia 10 geladeiras e 30 ventiladores na Expogrande

Chuva provoca alagamentos, abre crateras e deixa condutores ilhados em Campo Grande

Deputados federais de MS apontam novos mercados após “tarifaço” de Trump

Notícias mais lidas agora

Mais de uma década depois, juiz inocenta 11 em sentença da Coffee Break

Detran-MS reajusta contratos e pagará R$ 44,6 milhões à empresa investigada pela PF

VÍDEO: Advogado flagra alimentos estragados na Marinha em MS, mas instituição alega descarte

ADPF das favelas: STF aprova plano do Rio e manda PF investigar milícias

Últimas Notícias

Política

Reunião discute negociação de dívidas e encontro com ministro para tentar resolver crise da Santa Casa

Maior hospital de Mato Grosso do Sul passa por crise financeira para manter os atendimentos via SUS

Cotidiano

Está na lista? Veja os convocados para psicólogo, terapeuta ocupacional e condutor de ambulância

Selecionados devem comparecer na sexta-feira (4), às 13h30, no setor de Recursos Humanos da Sesau, para receber orientações sobre a documentação necessária para efetivação da contratação

Cotidiano

Campo Grande institui Centro de Operações para Emergências em Síndrome Respiratória

Objetivo do centro é coordenar a resposta a situações epidemiológicas emergenciais relacionadas a doenças respiratórias de origem viral no município

Polícia

Carga Pesada: Quadrilha especializada em furto de caminhões é alvo de operação em MS

Criminosos furtaram seis caminhões entre dezembro do ano passado e março deste ano em Naviraí