Boletins de urna serão disponibilizados na internet logo após encerramento da votação

TCU vai auditar boletins de urna para garantir resultado do pleito

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
boletim urna Três Lagoas
Imagem ilustrativa. (Foto: Divulgação, L. R. Moreira, TSE)

A Justiça Eleitoral vai disponibilizar na internet os BUs (Boletins de Urna) logo após o encerramento da votação em Mato Grosso do Sul e nas outras 26 unidades federativas do Brasil. A contagem também estará em tempo real no aplicativo Resultados (para iOS e Android).

Em anos anteriores, os boletins eram publicados na internet em até três dias depois do pleito. Devido ao crescimento de ataques ao sistema eleitoral, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu que, a partir de 2022, os BUs serão aplicados minutos após o fechamento dos locais de votação.

A urna imprime, em cinco vias, o BU, que contém a quantidade de votos registrados para cada candidato e partido. Uma das vias impressas é afixada imediatamente no local de votação, visível a todos, tornando público o resultado.

Presidentes das mesas receptoras de votos e os demais mesários foram orientados para levar uma cópia do BU para conferência no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) ou Fórum Eleitoral da cidade, sendo que este será publicado na internet.

TCU vai fiscalizar urnas no dia da votação

O TCU (Tribunal de Contas da União) vai reforçar a transparência e lisura do processo eleitoral neste ano. Serão selecionadas, aleatoriamente, 4.161 urnas para fiscalização.

Uma das cinco vias impressas ficará com o TRE, que enviará para o TSE. A corte federal vai reunir BUs de todas as urnas brasileiras para que auditores do TCU chequem os dados do documento com as informações que estarão na internet.

O TCU vai informar ao TSE o resultado desses trabalhos após a totalização dos votos e o recebimento dos dados. Para executar outros procedimentos de auditoria, haverá também auditores do TCU nas capitais dos estados e no Distrito Federal.

Conteúdos relacionados

soraya discussão
portal
barroso desembargadores