Biometria voltará a ser coletada em Mato Grosso do Sul nas eleições de 2022

Quem não coletou, poderá se identificar apresentando documento

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
biometria
Leitor biométrico de urna em seção eleitoral. (Foto: Alejandro Zambrana/TSE)

A identificação biométrica voltará a ser utilizada em Mato Grosso do Sul e nas demais unidades federativas do Brasil nas eleições gerais de 2022. Porém, o método não será obrigatório.

A biometria deixou de ser utilizada nas eleições de 2020 devido à pandemia de covid-19. Com a doença sob controle, a identificação por esse meio será retomada.

Segundo o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o cidadão que não atualizou o Título Eleitoral no recadastramento biométrico poderá votar normalmente. Nesse caso, ele terá que se identificar apresentando um documento oficial com foto.

Com ou sem biometria, saiba como será a votação

As eleições deste ano terão novidades. A urna eletrônica será de um novo modelo. Para quem vai votar pela primeira vez ou quer relembrar, a Justiça Eleitoral disponibilizou um simulador.

Os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. Assim como na votação que acontece em outubro (primeiro turno dia 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 de outubro), esse ano o simulador inclui uma intérprete de Libras e de tempo de espera de um segundo para a conferência do voto; e de confirmação adicional para o voto de legenda. Além disso, a ferramenta teve uma atualização dos áudios para pessoas com deficiência visual.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

prefeita eldorado
adriane reforma