Mês em que foi instituída a prevenção e conscientização ao assédio moral e sexual contra mulheres no ambiente de trabalho, audiência pública vai reunir médicos, advogados e psiquiatras para debater sobre o assunto, no próximo dia 24 de maio.

Proposta por (PSDB), e autora da lei, a deputada estadual considera o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho um assunto muito sério que necessita de muita discussão. “Observando as notícias nos jornais e redes sociais, percebemos que essas atitudes infelizmente são muito comuns, especialmente contra as mulheres”, disse a parlamentar.

Ao todo, segundo dados do TST (Tribunal Superior do Trabalho), em 2021, foram computados 3.049 processos de assédio sexual e 52.936 de assédio moral no país. Somente no primeiro semestre, ocorreram mais de 31 mil denúncias em 347 empresas.

Para efeito de comparação, 2019 e 2020 tiveram, ao longo de todo o ano, 12.349 e 12.529 casos respectivamente. “Queremos avançar o debate acerca do assédio sexual, realidade vivenciada pelas mulheres no ambiente de trabalho. Precisamos discutir as causas e efeitos dessas ações praticadas contra trabalhadoras. Além disso, buscaremos entender os mecanismos de denúncia e a garantia do dessas vítimas”, afirmou Mara.

Presenças confirmadas

Segundo a parlamentar, participarão do debate o vice-presidente do TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), João Marcelo; a procuradora-chefe do MPT (Ministério Público do Trabalho) da 24ª Região, Cândice Arósio; o psiquiatra Marcos Estevão; a consultora legislativa do Estado, procuradora Doriane Gomes Chamorro; e a advogada Andrea Flores, conselheira federal.

A audiência pública será transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada pela TV Alems, YouTube, e Rádio Alems.