Audiência pública vai debater sobre assédio moral e sexual contra mulheres no trabalho em MS

Audiência pública vai reunir médicos, advogados e psiquiatras para debater sobre o assunto, no próximo dia 24 de maio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Audiência foi proposta pela única deputada mulher de MS, Mara Caseiro
Audiência foi proposta pela única deputada mulher de MS, Mara Caseiro – Reprodução

Mês em que foi instituída a prevenção e conscientização ao assédio moral e sexual contra mulheres no ambiente de trabalho, audiência pública vai reunir médicos, advogados e psiquiatras para debater sobre o assunto, no próximo dia 24 de maio.

Proposta por Mara Caseiro (PSDB), e autora da lei, a deputada estadual considera o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho um assunto muito sério que necessita de muita discussão. “Observando as notícias nos jornais e redes sociais, percebemos que essas atitudes infelizmente são muito comuns, especialmente contra as mulheres”, disse a parlamentar.

Ao todo, segundo dados do TST (Tribunal Superior do Trabalho), em 2021, foram computados 3.049 processos de assédio sexual e 52.936 de assédio moral no país. Somente no primeiro semestre, ocorreram mais de 31 mil denúncias em 347 empresas.

Para efeito de comparação, 2019 e 2020 tiveram, ao longo de todo o ano, 12.349 e 12.529 casos respectivamente. “Queremos avançar o debate acerca do assédio sexual, realidade vivenciada pelas mulheres no ambiente de trabalho. Precisamos discutir as causas e efeitos dessas ações praticadas contra trabalhadoras. Além disso, buscaremos entender os mecanismos de denúncia e a garantia do emprego dessas vítimas”, afirmou Mara.

Presenças confirmadas

Segundo a parlamentar, participarão do debate o vice-presidente do TRT-MS (Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região), João Marcelo; a procuradora-chefe do MPT (Ministério Público do Trabalho) da 24ª Região, Cândice Arósio; o psiquiatra Marcos Estevão; a consultora legislativa do Estado, procuradora Doriane Gomes Chamorro; e a advogada Andrea Flores, conselheira federal.

A audiência pública será transmitida ao vivo e poderá ser acompanhada pela TV Alems, YouTube, Facebook e Rádio Alems.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula