Assembleia de MS aprova mudanças nas regras sobre agrotóxicos

Mais três projetos de lei foram votados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
agrotóxico
Sessão da Assembleia Legislativa foi realizada em formato híbrido. (Foto: Reprodução/TV Alems)

A Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul) aprovou na sessão desta quarta-feira (19) o Projeto de Lei 138/2022, que altera a Lei 2.951/2004, que trata do uso, produção, comercialização e armazenamento de agrotóxicos. Mais três matérias foram votadas.

Pela proposição, de autoria do Poder Executivo, a validade do cadastro na Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) passa a ser de cinco anos. 

Outra alteração busca “orientar a respeito do registro de operações e de estoques, em bancos de dados integrados ou similar, integrado para envio eletrônico das informações à Iagro”.

Empresas sediadas fora do Estado ainda deverão repassar à autarquia informações sobre quantitativo comercializado em Mato Grosso do Sul, da recomendação técnica, da destinação final, do usuário, do estabelecimento rural e do produto adquirido.

Fica ainda especificado que o técnico responsável por prescrição de receitas agronômicas deve ter formação mínima em nível médio e ser devidamente registrado no conselho profissional.

Além de política de agrotóxicos, Alems aprova criação de novo programa contra violência contra mulher

Passou ainda o Projeto de Lei 50/2022, do deputado estadual Paulo Duarte (PSB), que cria o programa “Mulheres contra a Violência Doméstica e Familiar”, obrigando profissionais da área de beleza e estética a serem multiplicadores de informação contra a violência doméstica e familiar.

Já o Projeto de Lei 231/2022, de Barbosinha (PP), declara de utilidade pública a Aprova (Associação de Proteção e Valorização da Criança e Adolescente de Caarapó), entidade assistencial de Caarapó.

E o Projeto de Lei 165/2022, de Zé Teixeira (PSDB), inclui no calendário oficial de eventos do estado a Expocanas (Exposição Multissetorial de Nova Alvorada do Sul), realizada, anualmente, no mês de março, com duração de cinco dias.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições