Pular para o conteúdo
Política

Reinaldo tenta tirar de Fischer e arrastar para justiça eleitoral ação por corrupção na Sefaz-MS

O time de advogados que representa o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Ação Penal 980, que corre no STJ (Superior Tribunal de Justiça), apresentou na última quinta-feira (18) argumentação de defesa, em manifestação que supera 180 páginas, conforme o próprio governador afirmou em live que vazou na última segunda-feira (22). Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, […]
Arquivo -

O time de advogados que representa o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) na Ação Penal 980, que corre no STJ (Superior Tribunal de Justiça), apresentou na última quinta-feira (18) argumentação de defesa, em manifestação que supera 180 páginas, conforme o próprio governador afirmou em live que vazou na última segunda-feira (22).

Conforme apurado pelo Jornal Midiamax, a manifestação de Reinaldo contra a denúncia do MPF (Ministério Público Estadual) – que implicou o governador como chefe de organização criminosa, entre outros crimes – pede que seja reconhecida a competência da Justiça Eleitoral para julgamento da ação. Trata-se de mais uma tentativa da defesa de retirar os autos do STJ, onde Reinaldo está, atualmente, isolado.

A estratégia reproduz argumentações de boa parte das defesas já apresentadas nos autos, que é caracterizar para fins eleitorais as denúncias da delação dos empresários Joesley e Wesley Batista, que culminaram nas investigações da Polícia Federal. Desta forma, por se tratarem supostamente de crimes eleitorais, as defesas requerem que sejam  apreciados pela Corte competente.

Na prática, o reconhecimento da competência proporcionaria ao menos dois benefícios mais claros: o primeiro, fazer com que o julgamento de Reinaldo fique a cargo da Justiça Eleitoral – que é composto por membros da Justiça Estadual. O segundo, mais subjetivo, proporcionaria certa amenidade à situação denunciada, já que o enfoque do julgamento seria fora do universo da corrupção e da formação de quadrilha, mas em “mero” crime eleitoral, por assim dizer.

A determinação de desmembramento da APn 980 colocou os demais 23 requeridos a serem julgados no TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), com a ação começando do “zero”, como destacou Reinaldo na live vazada na última segunda-feira.

A defesa de Reinaldo, peticionada no último dia 18, foi apresentada somente após o time de advogados ser incrementado com um novo reforço: o advogado paranaense Renato Cardoso de Almeida Andrade, que seria especializado na defesa de agentes públicos. Andrade se juntou ao time de Reinaldo no dia 3 de fevereiro, elevando o total de advogados para 15. A reportagem do Jornal Midiamax apurou que a entrada do novo advogado se deu a pedido de Gustavo Passarelli, que representa o governador neste e em outros processos.

Acesso à delação

O pedido também inclui acesso integral aos termos de colaboração premiada. Vale lembrar que, em dezembro de 2020, o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), homologou a repactuação do acordo de delação premiada dos irmãos Batistas, firmado com a PGR (Procuradoria-Geral da República).

Foi com base em afirmações da delação que teve início a Operação Vostok, que culminou na Ação Penal (APn) 980/DF, que denunciou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) como chefe de organização criminosa em esquema de corrupção. A delação de Wesley e Joesley Batista  trouxe que a JBS havia repassado R$ 70 milhões a Reinaldo. Clique AQUI para conferir transcrição de trecho que cita Reinaldo.

O pedido dos advogados também requer, no mérito, que a denúncia assinada pela subprocuradora-geral da República, Lindôra Alves seja rejeitada diante da ausência de lastro probatório mínimo. Ou seja: a defesa alega que as imputações criminais atribuídas a Reinaldo não seriam suficientes para justificar o recebimento da denúncia, que transformaria o governador em réu e que pode provocar até seu afastamento do cargo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Curso gratuito de assistente administrativa abre nova turma no Jardim Canguru

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro

Justiça Federal faz atendimento no Assentamento Mutum em MS

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Clubes exigem que CBF mude processo eleitoral e se comprometa com a criação de liga

Últimas Notícias

Mundo

Venezuela proíbe voos da Colômbia após prisões em suposta conspiração

30 pessoas que supostamente estavam planejando atividades para desestabilizar o país

Cotidiano

Campo Grande recebe Caravana das Juventudes nesta sexta

Também haverá intervenções culturais e atendimentos como vacinação e empreendedorismo

Esportes

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

A atacante brasileira Marta foi eleita, nesta segunda-feira, a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou o Top 10 da modalidade. Aos 39 anos, Marta segue em atividade no Orlando Pride, dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio … Continued

Cotidiano

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

O idoso sofre de Alzheimer