Pular para o conteúdo
Política

PSDB anuncia oposição ao governo Bolsonaro após manifestações do 7 de setembro

Partido convidou o Centrão para evitar projeto autoritário de poder
Arquivo -

Nesta quarta-feira (8), o (Partido da Social Democracia Brasileira) anunciou por unanimidade oposição ao governo Bolsonaro. O posicionamento público acontece após discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas manifestações de 7 de setembro.

“Por unanimidade, PSDB anuncia oposição ao governo Bolsonaro e início da discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade pelo presidente da República”, divulgou o partido nas redes sociais. Em nota, a legenda afirmou que repudia as atitudes “antidemocráticas e irresponsáveis adotadas pelo presidente da República em manifestações pelo Dia da Independência”.

Aproveitando a oportunidade, o partido convidou o Centrão para que “se unam numa postura de oposição a este projeto autoritário de poder”. Seguindo, o PSDB disse ainda que a união é “para evitar a volta do modelo político-econômico petista também responsável pela profunda crise que enfrentamos”.

Também nesta quarta-feira (8), o DEM (Democratas) e PSL (Partido Social Liberal) publicaram nota conjunta repudiando as mensagens propagadas por Bolsonaro. Para os partidos, a liberdade é o principal instrumento democrático e não deve ser utilizada para criar discórdia, disseminação de ódio ou “ameaças aos pilares da própria democracia. Por isso, repudiamos com veemência o discurso do senhor presidente da República ao insurgir-se contra as instituições de nosso país”.

Confira a nota do PSDB na íntegra:

Por unanimidade PSDB anuncia oposição ao governo Bolsonaro e início da discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade pelo presidente da República.

O PSDB repudia as atitudes antidemocráticas e irresponsáveis adotadas pelo presidente da República em manifestações pelo Dia da Independência. Ao mesmo tempo, conclama as forças de centro para que se unam numa postura de oposição a este projeto autoritário de poder; e para evitar a volta do modelo político-econômico petista também responsável pela profunda crise que enfrentamos.

O PSDB também se alinha à indignação de todos aqueles que têm na democracia, na defesa das instituições e no respeito à liberdade o seu maior compromisso.

Os brasileiros esperam de seu governante soluções para a pandemia, para o desemprego, para a inflação crescente, para a crise hídrica, para desigualdade, e para o descalabro fiscal.

Por fim, com a participação da Executiva e das bancadas na Câmara e Senado, registramos que após o pronunciamento inaceitável do chefe do Poder Executivo, na data de ontem, iniciamos hoje o processo interno de discussão sobre a prática de crimes de responsabilidade cometidos pelo Presidente da República e o caminho mais eficiente para evitar o agravamento dessa crise na vida das pessoas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zezé di Camargo volta a desafinar em show e divide opiniões: ‘Hora de parar’

Manifestantes pedem por revitalização do Horto Florestal em Campo Grande

A caminho do trabalho, jovem morre ao ser arrastado por carro em Três Lagoas

Jovens são espancados e ameaçados por desconhecidos em Pedro Juan Caballero

Notícias mais lidas agora

bolsonaro

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

Interdição em macroanel pega motoristas de surpresa na BR-163 em Campo Grande

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

‘Moraes não pode fazer nada” diz Eduardo Bolsonaro ao lado de ‘chefe dos embaixadores’ dos EUA

Últimas Notícias

Famosos

Belo abandona o loiro e faz mudança radical para novela da Globo: ‘Envelheceu’

Belo pegou os fãs de surpresa ao compartilhar o resultado de uma mudança radical no visual; novo cabelo do cantor dividiu opiniões

Política

‘Hora de colocar a cara’: políticos de direita se manifestam sobre ato pró-Bolsonaro em MS

PL deve se reunir na próxima semana para definir detalhes de protestos

Polícia

VÍDEO: Motociclista atirou 11 vezes antes de fugir em alta velocidade após emboscada

Dois jovens, de 21 e 22 anos, em frente a uma residência, quando o motociclista disparou, no Jardim Aero Rancho

Brasil

59% apoiam operação da PF contra Jair Bolsonaro e 41% criticam, mostra Quaest

Instituto monitorou mais de 1,3 milhão de publicações