Projeto prevê criação de cemitério e crematório público para animais em Campo Grande

Autor argumenta que descarte irregular de cadáveres contamina lençol freático

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Tramita na Câmara Municipal de Campo Grande projeto de lei que prevê a criação de um cemitério e crematório para animais de pequeno e médio porte. A matéria é de autoria do vereador Juari Lopes (PSDB).

Conforme a proposta, caberá à prefeitura disciplinar o uso do espaço, limitado a espécimes com até 1,5m de altura. A exploração pela iniciativa privada dependerá de regulamentação do município.

Além disso, a abertura de um espaço particular necessitará de autorização da prefeitura, sendo observadas as normativas urbanísticas e ambientais. Caso o espaço público seja cedido à uma empresa, esta deverá manter o local preservado e registrar todos os sepultamentos

Na justificativa, Juari argumenta que há riscos no descarte irregular de cadáveres animais. Por outro lado, a criação do cemitério garantiria uma despedida adequada dos donos.

“Os principais riscos, para o ambiente e saúde pública, advêm da introdução de microrganismos patogênicos (bactérias e vírus) oriundos da decomposição de corpos sepultados. Estes microrganismos são infiltrados no solo pelo necrochorume resultante da decomposição do cadáver e podem contaminar o aquífero freático”, escreveu.

A proposição ainda deve ser analisada pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final; passar pela primeira discussão em plenário; voltar à análise nas comissões de mérito e finalmente ser aprovada em segunda discussão. Após isso, o texto vai para sanção ou veto do prefeito Marquinhos Trad (PSD).

Conteúdos relacionados

claudinho corrupção