Projeto de lei quer reorganizar estrutura administrativa do Governo de MS

Proposta legislativa precisa passar pelo crivo da CCJR

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto de lei do Poder Executivo pretende reorganizar a estrutura administrativa do Governo de Mato Grosso do Sul, com o deslocamento de algumas secretarias para a governadoria.

A proposta legislativa do governo foi protocolada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) na última quinta-feira (8). 

No texto proposto, fala-se em aprimorar as políticas públicas estaduais e de possibilitar uma melhor articulação política nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Entre as mudanças propostas, está o deslocamento da Consultoria Legislativa da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica para a Governadoria. Consta na justificativa de Reinaldo Azambuja (PSDB), que essa unidade administrativa já presta consultoria e assessoramento técnico-legislativo ao chefe do Executivo, assim como realiza revisão de projeto e de atos normativos de todos os órgãos e entidades da Administração Pública Estadual.

A Secretaria da Casa Civil também será reinserida na estrutura do Poder Executivo Estadual com a finalidade principal de possibilitar uma melhor distribuição das competências e das atribuições da atual Secretaria de Governo e Gestão Estratégica. Isso possibilitará, segundo o governo, o estreitamento das articulações políticas entre o governo, os legislativos federal e estadual, os municípios e o Governo Federal.

Ainda, o projeto de lei quer a inserção da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura na estrutura do Poder Executivo. Essa Secretaria abarcará a coordenação das oito Subsecretarias de Políticas Públicas, atualmente subordinadas à Secretaria de Governo. Com isso, o projeto contempla, de acordo com o Executivo, “o aprimoramento das políticas públicas voltadas à cultura, aos idosos, à juventude, aos deficientes, às mulheres, aos indígenas e aos assuntos comunitários”.

O projeto será analisado pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Caso tenha parecer favorável, seguirá para apreciação das comissões de mérito e para votações plenárias.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula