Projeto de lei quer criar Dia Estadual de combate às fake news

Se aprovada, data será incluída no Calendário Oficial de Eventos de MS

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Deputado Pedro Kemp (PT) é autor do projeto de lei
Deputado Pedro Kemp (PT) é autor do projeto de lei

Mato Grosso do Sul pode ter o Dia Estadual de Combate às fake news (notícias falsas), caso projeto de lei seja aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governo.

A proposta foi protocolada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pelo deputado Pedro Kemp (PT). A data será celebrada anualmente em 24 de março, dia em que é considerada pela Lei Federal o Dia Nacional do Direito à Verdade.

Segundo o texto, o objetivo da celebração é a realização, pelo Poder Público, de ações educativas com enfoque na conscientização sobre os efeitos legais aos quais a pessoa que cria ou dissemina notícias falsas está sujeita.

Sobre as fakes news, Kemp disse que são elaboradas cuidadosamente, chegando a apresentar pesquisadores e obras verdadeiras como fonte, mas o conteúdo é distorcido e mentiroso. “A montagem costuma causar muito impacto e convencimento do público-alvo. E, infelizmente, a internet possibilitou a publicação, compartilhamento e recebimento de informações e notícias, com quase nenhuma regulamentação ou padrões editoriais”.

Eduardo Rocha (MDB) concordou que os prejuízos são incalculáveis quando há fake news sendo encaminhada via internet. “Muita gente infelizmente é prejudicada por conta dessas notícias falsas, eu já soube inclusive, de casos de suicídios por conta destas notícias. Isso é um crime, tem que ser combatido”, afirmou. 

A matéria segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se receber parecer favorável, e for aprovada nas votações em plenário, torna-se lei.

Com assessoria

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições