Mato Grosso do Sul pode ter o Dia Estadual de Combate às fake news (notícias falsas), caso projeto de lei seja aprovado pelos deputados estaduais e sancionado pelo governo.

A proposta foi protocolada na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) pelo deputado Pedro Kemp (PT). A data será celebrada anualmente em 24 de março, dia em que é considerada pela Lei Federal o Dia Nacional do Direito à Verdade.

Segundo o texto, o objetivo da celebração é a realização, pelo Poder Público, de ações educativas com enfoque na conscientização sobre os efeitos legais aos quais a pessoa que cria ou dissemina notícias falsas está sujeita.

Sobre as fakes news, Kemp disse que são elaboradas cuidadosamente, chegando a apresentar pesquisadores e obras verdadeiras como fonte, mas o conteúdo é distorcido e mentiroso. “A montagem costuma causar muito impacto e convencimento do público-alvo. E, infelizmente, a internet possibilitou a publicação, compartilhamento e recebimento de informações e notícias, com quase nenhuma regulamentação ou padrões editoriais”.

Eduardo Rocha (MDB) concordou que os prejuízos são incalculáveis quando há fake news sendo encaminhada via internet. “Muita gente infelizmente é prejudicada por conta dessas notícias falsas, eu já soube inclusive, de casos de suicídios por conta destas notícias. Isso é um crime, tem que ser combatido”, afirmou. 

A matéria segue para análise da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Se receber parecer favorável, e for aprovada nas votações em plenário, torna-se lei.

Com assessoria