‘Ninguém fechará essa Corte’, afirma Fux em discurso sobre manifestações de 7 de setembro
O ministro afirmou que é preciso tomar cuidado com “falsos profetas do patriotismo”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nesta quarta-feira (8), o ministro Luiz Fux abriu a sessão de julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) com discurso sobre as manifestações de 7 de setembro. O ministro destacou que “ninguém fechará essa Corte”.
Nos atos pró-Bolsonaro desta terça-feira (7), manifestantes pediam a queda do STF. “Ninguém, ninguém fechará essa Corte, nós permaneceremos em pé”, afirmou.
Em discurso firme, o presidente da Corte disse ser preciso ficar atento aos “falsos profetas do patriotismo”. “Tem sido cada vez mais comum que alguns movimentos invoquem a democracia como pretexto para a promoção de ideias antidemocráticas”, apontou.
Sem citar diretamente o nome de Jair Bolsonaro, Fux disse que “todos sabemos que quem promove o discurso do ‘nós contra eles’ não propaga democracia, mas a política do caos”. O presidente da Corte ressaltou que a democracia é sim ‘um por todos e todos por um’, no entanto, deve haver respeito às diferenças e complexidades.
Seguindo, Fux pediu: “Povo brasileiro, não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação. Mais do que nunca, o nosso tempo requer respeito aos poderes constituídos. O verdadeiro patriota não fecha os olhos para os problemas reais e urgentes do Brasil. Pelo contrário, procura enfrentá-los, tal como um incansável artesão, tecendo consensos mínimos entre os grupos que naturalmente pensam diferente”.
No final do discurso, o ministro disse ainda que é preciso que o Brasil se atente para problemas reais, como a pandemia, o desemprego e a crise hídrica. Fux finalizou o discurso, passando a palavra para o procurador-geral da república, Augusto Aras, que fez rápidas considerações sobre os atos.
O julgamento segue com a votação do recurso extraordinário nº 1.017.365, conhecido como marco temporal. Relator do recurso, o ministro Edson Fachin inicia a leitura do voto.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Loterias: Quina e Lotofácil têm ganhadores do prêmio total
O próximo sorteio de ambas será realizado amanhã, dia 27 de dezembro
Exército nega irregularidade em visitas a presos no Inquérito do Golpe
O Exército negou, nesta quinta-feira (26), irregularidades nas visitas de familiares e advogados aos presos no inquérito que apura a tentativa de instauração de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022. As explicações foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro Alexandre de Moraes pedir que a corporação informe…
Rapaz sofre ameaça ao cobrar mais de um mês de aluguel atrasado no Jardim Centenário
Tanto a vítima quanto o autor foram encaminhados para a Depac Cepol
Zé Rafael frustra planos do Santos ao indicar permanência no Palmeiras
O Fluminense, outro clube interessado no jogador, também viu suas investidas frustradas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.