Pular para o conteúdo
Política

Mandetta deve ser primeiro a depor na CPI da Pandemia

Comissão deve aprovar plano de trabalho na quinta-feira
Arquivo -

Primeiro a comandar o Ministério da Saúde no governo de Jair Bolsonaro e no início da pandemia de Covid-19, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) deve ser um dos primeiros convocados pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) aberta nesta terça-feira (27) no Senado Federal. O relator da comissão, senador (MDB-AL) quer ainda que os trêS sucessores do sul-mato-grossense compareçam ao Congresso Nacional.

O plano de trabalho só deve ser oficializado na quinta-feira (29), mas o presidente da CPI, (PSD-AM), já adiantou que Mandetta se apresente no dia 4 de maio. Ainda devem ser marcadas as oitivas de e Eduardo Pazuello, além do atual ministro Marcelo Queiroga.

Logo após a primeira reunião, Renan declarou em entrevista coletiva que “tem muita coisa já produzida no que se refere a provas, a postagens, a atos publicados”, e que cabe agora à CPI “dar as respostas que a sociedade cobra”. Ele garantiu que conduzirá sua ação sempre baseado nos valores do estado democrático de direito, sem perseguições.

“A CPI investiga se por ação, omissão, desídia ou irresponsabilidade alguém colaborou para que a matança avançasse. Vamos apurar, mas com critérios. Só valerão provas efetivas. Não vamos condenar por convicção ou fazer power points contra ninguém”, reforçou.

Presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM) destacou que não haverá perseguição. “Mais que apontar culpados, a sociedade espera soluções práticas para a vacinação, falta de oxigênio, de kits hospitalares, medicamentos, UTIs e EPIs. Esta CPI será diferente de todas que vocês já viram, porque pesquisas mostram que é a CPI que está praticamente na casa de todos os brasileiros”, afirmou.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados