Giroto sofre novo revés na Justiça ao tentar derrubar condenação por agredir jornalista
Presidente da 1ª Turma Recursal Mista do TJMS negou recurso extraordinário de Edson Giroto contra condenação por agressão à jornalista.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça Estadual negou mais um recurso do ex-deputado federal e ex-secretário de Estado de Obras, Edson Giroto, que tenta derrubar condenação à prisão por agredir a jornalista Mariana Rodrigues.
Em decisão disponibilizada ontem (30), o presidente da 1ª Turma Recursal Mista do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Alexandre Antunes da Silva, rejeitou seguimento a recurso extraordinário interposto por Giroto.
O ex-deputado recorria de acórdão de novembro de 2020, que manteve a condenação a um mês e 15 dias de prisão, em regime aberto, por agressão à jornalista, ocorrida em março de 2018. À época, Mariana Rodrigues era repórter do Midiamax.
A investida foi rejeitada por Antunes da Silva porque a defesa de Giroto levantou no recurso matérias constitucionais que sequer foram analisadas no acórdão, tampouco nos embargos declaratórios apresentados contra o mesmo acórdão.
O magistrado citou a Súmula 282 do STF (Supremo Tribunal Federal) para embasar a sentença: “É inadmissível o recurso extraordinário, quando não ventilada, na decisão recorrida, a questão suscitada”.
Giroto tenta reverter a condenação até no Supremo. Por enquanto, todos os recursos do ex-secretário estadual de Obras foram negados.
A agressão à jornalista ocorreu no dia em que Giroto se apresentou à Polícia Federal, que tinha mandado de prisão em aberto contra ele. A repórter estava na frente da delegacia fazendo o registro jornalístico da chegada de Giroto, quando ele desferiu um tapa no celular, que atingiu a boca da profissional.
A condenação em processo que correu na 11ª Vara do Juizado Especial Central de Campo Grande considerou os maus antecedentes do ex-deputado. Giroto é um dos principais réus de processos derivados da Operação Lama Asfáltica, que investigou fraudes em contratos e desvios em obras públicas do Estado. Inclusive, ele foi condenado em uma das ações e hoje cumpre prisão domiciliar.
Notícias mais lidas agora
- ‘Tenho como provar’: nora vem a público e escreve carta aberta para sogra excluída de casamento em MS
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
Últimas Notícias
Relatora da CPI das Bets, senadora Soraya Thronicke reforça segurança pessoal
Segurança da parlamentar em Brasília é apoiada pela Polícia Federal, enquanto em MS, foi criada uma uma escolta
VÍDEO: Colisão na BR-163 entre Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante deixa rodovia parcialmente interditada
Ainda não se sabe a dinâmica da colisão
Conselho da agência nuclear da ONU condena o Irã pela 2ª vez no ano por falta de cooperação
O conselho de fiscalização nuclear do órgão também pediu por respostas sobre partículas de urânio encontradas em dois locais que não foram declarados como instalações nucleares
STF forma maioria para manter prisão de Robinho
Ele foi condenado a 9 anos de prisão por estupro pela Justiça italiana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.