Pular para o conteúdo
Política

Com Simone Tebet no páreo, Senado elege novo presidente no dia 1º de fevereiro

Atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AL) confirmou a data do pleito que vai escolher seu sucessor na próxima segunda-feira.
Arquivo -

O atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), confirmou que a eleição para seu sucessor no cargo será na próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro. A senadora (MDB-MS) está no páreo e disputa corrida com Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Ainda ontem (25), Alcolumbre avisou que convocou uma reunião preparatória para o dia 1º. Hoje (26), o senador confirmou que a eleição será realizada na sequência e chamou a sessão de abertura dos trabalhos legislativos do para o próximo dia 3.

“Convoquei para o dia 3 de fevereiro, às 16h [de ], sessão de abertura dos trabalhos legislativos do Congresso. A solenidade é quando o Executivo e o Judiciário prestam contas das suas atividades, e será conduzida pelas novas Mesas das duas Casas, a serem eleitas no dia 1º de fevereiro”, escreveu Alcolumbre em sua conta no Twitter.

A eleição para presidência do Senado será presencial e, como manda o regimento interno, com votação secreta, por meio de cédulas de papel e envelope.

Simone Tebet, Candidatura, Presidência, Senado
Senadora Simone Tebet durante agenda em (Foto: Leonardo de França/Midiamax)

Segundo noticiou a Agência Senado, a reunião preparatória pode ser aberta com um quórum de 14 senadores, equivalente a um sexto da composição da Casa. Porém, a votação só começa com a presença da maioria absoluta, de 41 senadores.

Simone quer ser primeira mulher presidente do Senado

A sul-mato-grossense Simone Tebet concorre ao cargo e já teria cerca de 30 votos. Se eleita, será a primeira mulher a comandar o Senado e, consequentemente, o Congresso Nacional.

Simone conta com os apoios oficiais de MDB, Podemos, Cidadania e PSB. Além disso, parte da bancada do PSDB já declarou voto na emedebista, que tem articulado individualmente com parlamentares para viabilizar sua eleição.

Por outro lado, Rodrigo Pacheco conta com a adesão formal de DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos. Nas contas mais otimistas, ele já teria os 41 votos necessários para ganhar a disputa.

Mas, como o voto é secreto, “traições” não são descartadas. Senadores cujos partidos estão alinhados com Pacheco já se posicionaram favoráveis à Simone, bem como o caminho inverso.

Correm por fora os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Major Olimpio (PSL-SP). O primeiro já adiantou que sua candidatura é um “”, e que ele mesmo deve votar em Simone Tebet.

Já Olimpio pode não oficializar seu nome. Sua colega de bancada, a sul-mato-grossense Soraya Thronicke, já sinalizou que vota em Simone caso a candidatura do paulista não se concretize.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
blitz

Em MS, quem não pagou licenciamento e IPVA pode quitar dívida na hora e evitar apreensão

Libertadores e Sul-Americana tem confrontos definidos; confira

Caravana da Sudeco leva crédito com até 80% de aval para pequenos negócios em MS

‘Muita maldade acontecendo com as crianças’, dizem gestores de igrejas que farão oração em praça nesta segunda

Notícias mais lidas agora

Para escapar de indenizar clientes, Consórcio Guaicurus diz à Justiça que ‘não transporta passageiros’

Morto a tiro: professor, líder do Comando Vermelho, contrabandeava armas da fronteira com MS

carlos alberto de assis

Justiça suspende liminar e mantém Carlos Alberto Assis na Agems

‘Merece cadeia’, diz Nikolas Ferreira sobre primo preso por tráfico de drogas

Últimas Notícias

Polícia

De acidente de trânsito a execuções, junho terá oito julgamentos em Campo Grande

Campo Grande terá oito julgamentos nas varas do Tribunal do Júri neste mês de junho de 2025. Entre eles, o julgamento do segundo réu pelo homicídio de Rhennan Matheus de Oliveira Tosi e o do acusado de matar Adevilson Silva de Souza. Na terça-feira, 3 de junho, Rafael Borges de Oliveira, de 27 anos, será … Continued

Polícia

Família é feita refém durante roubo de caminhonete e bandido morre em confronto com a polícia

Família foi feita refém na noite de domingo (1º)

Transparência

Adriane autoriza R$4,3 milhões de gastos fora do orçamento anual

Os créditos excedentes vão atender, especialmente, o setor assistencial do município.

Política

Câmara deve votar projeto de desfavelização em Dourados em caráter de urgência

Medidas foram protocoladas pela prefeitura na a sexta-feira