Diagnosticado com a Covid-19, o deputado estadual Cabo Almi (PT) está fazendo tratamento em casa, com acompanhamento médico duas vezes ao dia. 

Ele continua com o uso de oxigênio, após ter 50% do pulmão comprometido. O parlamentar conversou com a reportagem do Jornal Midiamax. “Eu estou bem, tratando em casa, dormindo bem, sem febre”.

Com a fala cansada, o deputado disse ainda que precisa ir duas vezes ao dia ao consultório para acompanhamento médico. “Estou fazendo fisioterapía respiratória, com uso de oxigêncio ainda, mas logo estarei de volta”, afirmou.

A nora do deputado e a esposa também contrairam a doença. Ele não participou das sessões parlamentares nem na ontem (5) e nem hoje (6).

Histórico

Outros oito deputados já contraíram a Covid-19 desde o início da pandemia. O primeiro deles foi o presidente da Assembleia, Paulo Corrêa (PSDB), em julho de 2020.

Uma semana depois, (PTB) também testou positivo. Já em agosto, (sem partido) chegou a ser internado, mas foi liberado dias depois para continuar o tratamento em casa.

O caso mais grave foi de Onevan de Matos (PSDB). Diagnosticado em setembro, ele chegou a ser internado e receber alta, mas retornou e acabou transferido para São Paulo. O tucano faleceu em novembro, vítima de complicações da doença.

Já em outubro, Lucas de Lima (Solidariedade) foi contaminado. Em dezembro, João Henrique Catan (PL) se isolou em um hotel após ser diagnosticado com a doença.

E em março deste ano, o presidente da (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), Gerson Claro (PP), e o 2º secretário da Mesa Diretora, Herculano Borges (Solidariedade), também precisaram se afastar.