Alan Guedes garante pagamento de piso nacional para agentes de saúde em Dourados

O prefeito de Dourados, Alan Guedes, garantiu que irá pagar o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e endemias do município. O compromisso foi assumido durante  reunião com representantes da categoria nesta segunda-feira (8). Durante a o encontro, o prefeito recebeu uma lista de reivindicações dos servidores que atuam na área, entre elas […]
| 08/02/2021
- 13:45
Alan Guedes garante pagamento de piso nacional para agentes de saúde em Dourados
Prefeito recebeu representantes dos agentes de saúde. (Foto: Leandro Silva) - Prefeito recebeu representantes dos agentes de saúde. (Foto: Leandro Silva)

O prefeito de Dourados, , garantiu que irá pagar o piso nacional para os agentes comunitários de saúde e endemias do município. O compromisso foi assumido durante  reunião com representantes da categoria nesta segunda-feira (8).

Durante a o encontro, o prefeito recebeu uma lista de reivindicações dos servidores que atuam na área, entre elas o pagamento do novo valor do piso salarial nacional conforme a lei federal 13.708/2018, e o repasse integral do valor do incentivo adicional dos agentes de saúde.

Segundo a presidente do Sindracse (Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias), Silvia Salgueiro, o piso –  que é federal, ficou congelado quatro anos e depois de diversas tratativas em , foi determinado um escalonamento em três parcelas da correção dos atrasos, contando a partir de 2019, chegando em 2021 ao valor de R$ 1.550.

 

“Essas parcelas vêm para o município no início de cada ano. Em 2019, nós tivemos que encher a Câmara para que a gestão fizesse o pagamento, mas teve um erro e foi incluído apenas um ano. Em 2020, tivemos que ir para o legislativo fazer a cobrança novamente. Esse ano, como Alan já acompanhou a situação enquanto vereador, apresentamos o ofício e vamos receber o valor correto já no pagamento de fevereiro”, explicou Silvia.

O agente comunitário e do sindicato, Marco Aurélio Amorim Bonetti, destacou que, apesar de ser lei nacional, muitos gestores no Brasil não cumprem a obrigação. “Nós de Dourados estamos recebendo conforme determina a lei, é uma ”, pontuou.

O prefeito destacou a importância dos profissionais pela proximidade que têm com a população. “Precisamos manter o diálogo com essa e com todas as categorias que fazem parte da cadeia multidisciplinar da saúde”, finalizou.

 

Veja também

Mais de 65 mil hectares de flora nativa foram queimados na região do Pantanal

Últimas notícias