Para conscientizar sobre a doença de Parkinson, Campo Grande deve ter ‘Abril da Tulipa Vermelha’ instituído. O projeto de lei que prevê a celebração anual foi protocolado na Câmara Municipal nesta quarta-feira (15).

Estão previstas ações que tratem sobre sintomas, tratamento e atividades que promovam o bem-estar e a qualidade de vida dos portadores da doença. Profissionais também devem receber treinamento para conhecerem diversas formas de contribuição para os acometidos pelo Parkinson.

Palestras e eventos serão realizados anualmente para discutir situações que podem ser evitadas, medicamentos e formas de tratamento e outros. Além de incentivar familiares a participarem de ações do município para ajudar na oferta das atividades.

A flor, tulipa vermelha, foi escolhida por ser o símbolo mundial da doença de Parkinson. Autor do projeto, o vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) justificou de forma pessoal a importância das ações.

“Posso dizer que sou testemunha cabal de como essa doença afeta uma pessoa e todos aos seus arredores, pois, meu pai, recém falecido, era portador dessa doença e, sofreu por muito tempo até seu falecimento”, afirmou no texto.

O vereador ainda citou as dificuldades para tratamento da doença, que possui custo alto de medicamentos, necessidade de fisioterapia e fonoaudiologia. O projeto ainda deve entrar na pauta da Câmara e ser votado em sessão ordinária pelos vereadores.