Projeto quer criar centros especializados para atendimento a alunos autistas em MS
Projeto de lei n.º 102/2020 quer implantar em todo o Estado Centros de Ensino Estruturados para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A proposta, protocolada nesta terça-feira (2) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), prevê que os novos espaços funcionem no contraturno das aulas regulares. Esses locais deverão contar com instalações […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto de lei n.º 102/2020 quer implantar em todo o Estado Centros de Ensino Estruturados para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). A proposta, protocolada nesta terça-feira (2) na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), prevê que os novos espaços funcionem no contraturno das aulas regulares.
Esses locais deverão contar com instalações físicas, enfermaria, equipamentos e recursos humanos necessários para o atendimento dos alunos. Na metodologia de ensino, deverão ser consideradas as barreiras de aprendizagem, para que haja planejamento sobre como removê-las e estimular a participação efetiva dos pais e familiares, criando um círculo de informações e propostas para a melhoria do aluno.
De autoria do deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos), o projeto ressalta que no ato da matrícula dos estudantes deverá ser apresentado laudo de avaliação médica, expedido por equipe interdisciplinar formada por pedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo. A recusa injustificada de matrícula nesses locais poderia inclusive ser denunciada.
“Hoje, segundo relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a cada 59 crianças, uma possui Transtorno do Espectro Autista. Mesmo assim, não existe conhecimento científico consolidado acerca de como pais e educadores devem lidar cotidianamente com a pessoa, já que é variável e subjetiva a forma que tais pessoas se comportam por possuírem o transtorno. Esse público deve ser contemplado por políticas públicas que garantam a eficácia de seus ensinos nas escolas da rede pública. Com os centros de estudos eles poderão receber tratamento diferenciado e adequado às suas necessidades”, explicou o autor da proposta, que irá tramitar na Casa de Leis.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Rapaz é encaminhado para pronto-socorro após ser esfaqueado na Orla Ferroviária em Campo Grande
Após sofrer o ferimento, vítima caminhou até a esquina da Calógeras com a Maracaju, onde pediu socorro a populares
Jovem de 20 anos é ameaçado após comprar pacote de conteúdo adulto em Campo Grande
Coagido, rapaz atendeu às ameaças do autor, que exigiu dinheiro para não divulgar conversas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.