Precisamos achar uma solução para conflitos indígenas, diz ministra da Agricultura
A ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) afirmou que passou da hora do Governo Federal resolver e achar uma solução para a questão dos conflitos indígenas sobre demarcação de terras. Usando um tom mais brando em comparação com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a ministra disse que não dá mais para aceitar […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) afirmou que passou da hora do Governo Federal resolver e achar uma solução para a questão dos conflitos indígenas sobre demarcação de terras. Usando um tom mais brando em comparação com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a ministra disse que não dá mais para aceitar as condições de vida que os indígenas vivem atualmente.
Tereza Cristina esteve no evento do DEM realizado na manhã deste sábado (15) em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande e respondeu questionamento da imprensa sobre conflitos entre indígenas e fazendeiros. “Tenho acompanhado sim, mas o assunto não veio para a pasta da Agricultura e ficou com o Ministério da Justiça. Porém, acompanho de perto essa questão”.
Segundo a ministra, ela conhece o presidente da Funai, Marcelo Augusto Xavier, há muitos anos. “Estamos conversando porque tem decreto saindo sobre demarcação, temos conversado com presidente (Bolsonaro) sobre várias coisas, vocês sabem como o presidente pensa e nossa ideia é resolver conflitos e não mitigar conflitos”.
Em oportunidades que o Ministério da Agricultura foi chamado para encontrar uma solução para resolver sobre a demarcação de terras indígenas, a ministra disse que estava ‘sentada à mesa’. “Temos conversado com a AGU, com a Funai, PGR para ver se acha uma condução para resolver esses conflitos, passou da hora de resolver conflitos. Não se pode querer que os indígenas vivam nestas condições de vida degradante quando eles têm terras onde tem possibilidade de plantar”.
Tereza Cristina revelou que um dos temas levantados é sobre como o Ministério da Agricultura pode apoiar as comunidades indígenas que queiram ser apoiadas. “Tem alguns indígenas que não são produtores, eles têm outras culturas e outras atividades, mas os que querem produzir nós podemos ajuda. Mato Grosso do Sul está trabalhando junto com a Funai para conseguir recursos para capacitação, assistência técnica para que eles possam melhorar sua condição de vida e ter renda como pequenos agricultores como podem ser”.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente tinha salário roubado pela mãe e diz ter usado cocaína pela 1ª vez para cometer o crime
- MAPA: Confira onde ficam os radares que mais multam em Campo Grande
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que deixou motociclista gravemente ferido no São Jorge da Lagoa
- Preso com 52 quilos de cocaína em Campo Grande é executado a tiros na fronteira
Últimas Notícias
Quilombolas vencem eleição para prefeito em 17 cidades
A maior parte dos eleitos é de homens (15), enquanto há duas mulheres no grupo
Homem é preso em flagrante por receptação de peças veicular
O material está avaliado em R$ 150 mil
Empresário diz à CPI ter rebaixado 42 clubes e lucrado R$ 300 milhões com manipulações
Pediu desculpas aos dirigentes da agremiação
Neutro sobre 2ª turno, PSB libera filiados para decidir entre Adriane ou Rose
Carlão falou que os partidários terão liberdade de escolha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.