Pular para o conteúdo
Política

Para promotor, Harfouche pode driblar emenda que barra candidatura de membros do MP

Manifestação do Ministério Público foi favorável ao registro do procurador licenciado, candidato a prefeito de Campo Grande pelo Avante.
Arquivo -

O (Ministério Público Estadual) se manifestou favorável à candidatura de Sérgio Harfouche (Avante) para a prefeitura de . Para o órgão, o procurador licenciado não precisa se afastar definitivamente para disputar as eleições, pois ingressou na instituição antes da promulgação da Emenda Constitucional 45/2004.

Harfouche apenas se licenciou da função de procurador de Justiça do Estado para tentar a prefeitura da Capital este ano. A emenda de 2004 aplica as mesmas regras de inelegibilidade dos magistrados aos membros do Ministério Público que se candidatam a cargo eletivo. Com isso, o afastamento da instituição precisa ser definitivo, seja por aposentadoria ou exoneração.

Mas o MPMS engrossou o coro da defesa de Sérgio Harfouche em manifestação no processo que julga a legitimidade de sua candidatura, em trâmite no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral). Em parecer de seis páginas, o promotor eleitoral Nicolau Bacarji Júnior reforça que o procurador licenciado ingressou no Ministério Público em 1992, portanto, doze anos antes da EC 45/2004.

Assim, para o MPMS, um entendimento contrário à candidatura de Harfouche “feriria de morte o postulado constitucional do direito adquirido”.

A manifestação também traz a resolução 05/2006, do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). A normativa limitou a aplicação da emenda de 2004 apenas aos membros que ingressaram na instituição após sua promulgação.

Além disso, o promotor eleitoral cita mais um argumento da defesa de Harfouche: a decisão do próprio TRE-MS que, nas eleições de 2018, deferiu sua candidatura para o Senado.

‘Inimizade pública’

De quebra, o MPMS endossou a suposta parcialidade do juiz Roberto Ferreira Filho, com quem Sérgio Harfouche disse ter “inimizade pública”. Bacarji Júnior escreveu que “há motivos razoáveis e capazes a influenciar a isenção de espírito do agente político”.

O candidato do Avante apresentou exceção de suspeição contra o magistrado, pedindo que ele se declare suspeito de julgar seu pedido de registro de candidatura.

Sérgio Harfouche é alvo de dois pedidos de impugnação: da coligação “Avançar e Fazer Mais” (Patriota/PSD/PC do B//PTB/Rede/PSB/Cidadania/ Republicanos/Democratas), de ; e do Progressistas, de Esacheu Nascimento.

As argumentações se sustentam na Emenda Constitucional 45/2004. Além disso, apontam que o TRE-MS deferiu o registro de Harfouche em 2018 “sem enfrentar adequadamente todas as questões apresentadas” em pedido de impugnação da coligação “Avançar com Responsabilidade”.

A manifestação do MPMS era o que faltava para o juiz Roberto Ferreira Filho expedir sua decisão. O processo corre na 53ª Zona Eleitoral de Campo Grande.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Alvo de advertências, prefeituras e Câmaras de Vereadores seguem contratando sem licitação em MS

Dudu se defende contra Leila e diz que ‘VTNC’ significou ‘Vim Trabalhar no Cruzeiro’

Bolsonaro será transferido para Brasília em UTI aérea, diz Rogério Marinho

Jovem morre ao bater contra caminhão na BR-267 quando ia visitar marido em MS

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Jorge e Matheus reúnem 30 mil pessoas e fãs fervorosos cantando sucessos na Expogrande 2025

Amigas são atropeladas e arrastadas por 5 metros por atual de ex em MS

Últimas Notícias

Brasil

MG: Mulher denuncia estupro coletivo dentro do próprio condomínio

Fotógrafo e quatro vigilantes do condomínio onde ela mora são os principais suspeitos de cometer o crime

Polícia

Gato é agredido com óleo quente por morador em Nova Alvorada do Sul

Agredir animais é crime com previsão de multa e reclusão

Famosos

Ator de Harry Potter faz cirurgia de emergência e pode perder capacidade de falar

Ator de Harry Potter, Nick Moran foi submetido a uma cirurgia delicada e corre o risco de perder a capacidade de fala e movimento

Emprego e Concurso

De frentista a analista de marketing, Funsat ofertará mais de mil vagas na segunda-feira

As vagas atendem diferentes níveis de escolaridade e podem ser preenchidas sem aviso prévio