Pular para o conteúdo
Mundo

Netanyahu diz que não descarta matar o líder supremo do Irã, Ali Khamenei

Netanyahu afirmou que alvos são cientistas nucleares iranianos
Agência Estado -
Benjamim Netanyahu, primeiro-ministro de Israel. (Reprodução, Redes Sociais)

O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, afirmou durante uma entrevista com a rede americana ABC News que não descarta a possibilidade de matar o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei. No fim de semana, vários veículos de imprensa reportaram que Israel planejava matar Khamenei na sexta-feira, 13, mas teria vetado o plano.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

O premiê foi questionado durante a entrevista sobre esses relatos. Netanyahu então respondeu que “isso (a morte de Khamenei) não vai intensificar o conflito, vai acabar com o conflito.”

O jornalista então perguntou se Israel realmente atacaria o líder supremo. Netanyahu disse que Israel estava “fazendo o que precisamos fazer”. “Não vou entrar em detalhes, mas temos como alvo os principais cientistas nucleares deles. É basicamente a equipe nuclear de Hitler”, acrescentou.

O premiê concedeu nesta segunda-feira, 16, a primeira entrevista coletiva desde o início do conflito. Questionado novamente se Israel buscava uma mudança de regime no Irã como parte de sua ofensiva em andamento, Netanyahu não respondeu diretamente. Mas afirmou que sempre havia a possibilidade de o governo iraniano entrar em colapso como resultado do ataque israelense.

“É impossível prever, mas pode ser o resultado de nossa ação poderosa”, disse. Mais tarde, acrescentou: “Estamos mudando a face do , e isso pode levar a mudanças de longo alcance dentro do próprio Irã.”

Israel iniciou seus ataques contra o Irã na última quinta-feira, mirando principalmente as centrais nucleares iranianas. Mas agora, o país parece ter expandido seus alvos, ao mirar centrais de energia, fábricas e aviação. Com isso, Israel pretende enfraquecer o Estado iraniano, prejudicar ainda mais a economia já abalada do país e, possivelmente, provocar uma mudança de regime, de acordo com analistas e ex-funcionários.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Israel também atingiu e incendiou a sede da estatal iraniano enquanto âncoras transmitiam ao vivo.

No último domingo, agências de notícias e jornais noticiaram que o presidente americano rejeitou um plano apresentado por Israel aos EUA para matar o líder supremo do Irã. “Os iranianos já mataram algum americano? Não. Até que o façam, não vamos nem falar em ir atrás de sua liderança política”, disse uma um alto funcionário do governo americano citando Trump.

Os israelenses informaram ao governo Trump nos últimos dias que haviam desenvolvido um plano confiável para matar Khamenei. Após ser informada sobre o plano, a Casa Branca deixou claro às autoridades israelenses que Trump era contra a iniciativa dos israelenses.

O governo Trump está desesperado para impedir que a operação militar de Israel, que visa decapitar o programa nuclear do Irã, exploda em um conflito ainda mais amplo e viu o plano de matar Khamenei como uma ação que inflamaria o conflito e potencialmente desestabilizaria a região.

O porta-voz de Netanyahu, Omer Dostri, mais tarde chamou os relatos sobre o plano israelense de matar Khamenei de “falsos”.

Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram

Israel e Irã entraram no quarto dia de conflito, com ataques contínuos de ambos os lados. No Irã, pelo menos 224 pessoas já foram mortas, disse o porta-voz do Ministério da Saúde, Hossein Kermanpour. O gabinete do primeiro-ministro israelense relatou 24 mortes no total.

Nesta segunda, Israel alertou aos moradores de parte de Teerã para saírem antes de novos ataques à capital. O alerta foi feito pouco antes do ataque à televisão iraniano. Enquanto isso, o Irã disparou uma nova onda de ataques com mísseis contra Israel, matando pelo menos oito pessoas. Teerã alertou para que Israel se prepare para “o pior ataque de sua história”.

*AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais

Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇

É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.

💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sejusp suspende nomeação de perito condenado por corrupção e mais 11 servidores

Bolsonaro vai ser preso? Entenda

VÍDEO: Congresso da UNE tem confusão entre movimentos estudantis e universitários de MS são agredidos 

Trump volta a ameaçar Brics com tarifa de 10% e diz que não permitirá perda de valor do dólar

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

bolsonaro

‘Não tenho menor dúvida que seja perseguição’: o que disse Bolsonaro após colocar tornozeleira

Caminhão caiu em ribanceira após pegar fogo na BR-163 em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Dentro do veículo foram localizados 400 volumes de produtos ilegais

Economia

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

É a maior alta desde o início de junho

Cotidiano

INSS: mais de meio milhão aderiram ao plano de ressarcimento do Governo Federal

Mato Grosso do Sul soma 8.402 adesões

Brasil

Porto de Santos vive corrida de exportadores antes de tarifas dos EUA

Porto brasileiro é o maior da América Latina, responsável por 30% em média da corrente comercial do Brasil