Na próxima segunda-feira (29), deve acontecer uma reunião entre os prefeitos de Mato Grosso do Sul e o o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso. A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) já havia demonstrado o interesse dos parlamentares em discutir as Eleições Municipais 2020.

Assim, a data foi definida durante reunião do Conselho Político da CNM (Confederação Nacional de Municípios), realizada nesta sexta-feira (26). Participaram do encontro os presidentes das entidades estaduais de município. Membro do conselho e presidente da Assomasul, Pedro Caravina representou MS na reunião.

No encontro virtual com Barroso, o presidente da Assomasul afirma que “os prefeitos devem apresentar ao presidente do TSE as dificuldades de realizar eleições municipais neste ano”. Participarão da reunião com o ministro apenas um presidente por região brasileira, sendo assim, cinco representantes.

Ao Jornal Midiamax, Pedro Caravina informou que não representará o Centro-Oeste. Entretanto lembrou que já foi representante em outros encontros. A região será representada pelo presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), deputado Ondanir Bortolini.

Na última terça-feira (23), Caravina ressaltou a preocupação sobre as eleições durante a pandemia. “Não há condições sanitárias de realizar eleições este ano. Não dá só pra pensar em Mato Grosso do Sul, onde a situação ainda é favorável. Imagine uma eleição em São Paulo e no Rio”, exemplificou.

Assim, o presidente da CNM, Glademir Aroldi, destacou que na segunda-feira (29) os prefeitos devem demonstrar ao ministro as dificuldades da realização das eleições. Por fim, explicou que devem “mostrar para o ministro como funciona o processo, como é o dia da eleição no município, as pessoas envolvidas e todo o processo para que ocorra um pleito eleitoral em um município”.