O prefeito de , Marquinhos Trad (PSD) afirmou na tarde deste sábado (25), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que não determinará em Campo Grande caso as outras 34 cidades que integram a macrorregião não adotem medidas de restrição paralelamente à Capital.

O prefeito reforçou a condição para adotar o lockdown após mencionar a recomendação do Governo do Estado para que Campo Grande tenham medidas mais severas para conter a doença, já que a Capital voltou há menos de um mês a liderar o número de casos absolutos.

“A gente tem, reiteradas vezes, dito ao governador que temos que ter, também, lockdon nos outros 34 municipios [da macrorregião]. Caso contrário, fica difícil fechar, enquanto que o interior continuará aberto”, destacou.

Na sequência, o prefeito destacou que a população também precisa colaborar. “Há responsabilidade da população e ela está sabendo responder. É claro que existem aqueles que desobedecem, mas aí a mão firme do municipio tem que ir até aqueles que não querem obedecer”, pontuou, referindo-se às ações de fiscalização.

Vale lembrar que na quinta-feira (23), a taxa de isolamento na Capital foi aferida em apenas 36,23%, equivalente a antes de se recomendar quarentena. A cidade ficou atrás apenas de (GO) e Palmas (TO).

Conforme a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a taxa de ocupação dos 234 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) públicos ou conveniados na macrorregião de Campo Grande é de 92%, sendo 38% das ocupações com pacientes com , 8% com casos suspeitos e 46% com outras enfermidades.

Durante a live, Marquinhos pontuou que são 221 leitos de UTI ocupados e 43 disponíveis. “27% dos leitos estão sendo ocupados por irmãos nossos do interior”, destacou Marquinhos, que também relativizou a taxa de letalidade da Covid-19 em Campo Grande, que já tem 90 óbitos. “A taxa de letalidade é a menor, juntamente com Palmas, entre 0,8 a 1,1% de letalidade”

Avanço de 72,9% em uma semana

Neste sábado, os dados fornecidos pela SES descreveram que o avanço da Covid-19 em Campo Grande foi de 72,9% em apenas sete dias. O índice é superior ao registrado no Estado: 64,9% no volume de casos. Em Campo Grande, por exemplo, a 29ª semana epidemiológica (a semana passada) totalizou 1.868 casos novos. Nesta 30ª semana, que encerra-se neste sábado (25), o volume chega a 3.230, ou 72,9%.