Especialista afirma que desafio de mulheres nas eleições é provar que não são candidatas fantasmas
Muitas vezes usadas como instrumentos de manobras por partidos para lançamento de candidaturas fictícias, a mulheres que entram na política ainda enfrentam grandes desafios. A observação é da advogada Mônica Lopes que mora em Dourados e atua como consultora construção de projeto político com foco na definição de bandeiras e propostas de pré-candidatas. “O principal […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Muitas vezes usadas como instrumentos de manobras por partidos para lançamento de candidaturas fictícias, a mulheres que entram na política ainda enfrentam grandes desafios. A observação é da advogada Mônica Lopes que mora em Dourados e atua como consultora construção de projeto político com foco na definição de bandeiras e propostas de pré-candidatas.
“O principal desafio das mulheres que buscam um espaço nas eleições de 2020 é provar que não são candidatas fantasmas, que não são laranjas, que não vieram apenas para cumprir com a cota, mas para ocupar o papel de protagonistas na disputa por uma cadeira no Legislativo e no Executivo Municipal”, explica Mônica.
Segundo a advogada, a Lei 9.504/97 exige que, do número de candidatos que cada partido deve registrar, no mínimo 30% das vagas devem ser preenchidas por candidaturas de cada sexo. Considerando que o maior obstáculo é atrair as mulheres para o cenário político, essa regra ficou popularmente conhecida como cota feminina, mas, legalmente, a cota é de gênero.
Nesse contexto, no entendimento da especialista, com o fim das coligações, os partidos têm enfrentado grande dificuldade em preencher a cota feminina, o que leva alguns a criarem manobras como, por exemplo, o mero lançamento fictício de candidaturas, a famosa candidatura laranja.
Mônica vai além e ressalta que as legendas tem responsabilidade no cenário existente, uma vez que “há carência de políticas intrapartidárias que focam na formação, capacitação e empoderamento da mulher no meio político”, explica a advogada que nesta quinta-feira (17) foi umas convidas do projeto Mais Mulheres na Política, da SNPM (Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres).
Notícias mais lidas agora
- Midiamax entrega ao MP vídeo de David que implica Beto Pereira em corrupção no Detran-MS
- Beto Pereira tem derrota dupla na Justiça Eleitoral ao tentar impedir adversários de citar ‘ficha suja’
- Beto Pereira colocou prima como diretora para facilitar corrupção no Detran-MS, revela David
- Despachante propõe delação ao MP e aponta Beto Pereira como chefe da corrupção no Detran-MS
Últimas Notícias
Homem de 34 anos é encontrado morto dentro de casa em Corumbá
Corpo foi encontrado na manhã desta sexta
Evento de comediante causa congestionamento na 14 de Julho
Congestionamento no final da Rua 14 de Julho, região central de Campo Grande
Novorizontino perde para o Amazonas e tem liderança ameaçada na Série B
O resultado é bom para o Santos, que pode reassumir a liderança
Antes de falecer em casa, idoso de 106 anos diz ao filho que iria ‘partir’
Idoso de 106 anos faleceu em casa em bairro de Campo Grande
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.