Pular para o conteúdo
Política

Deputados votam projeto de Reinaldo que encarece compras pela internet em MS

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul têm em pauta na sessão desta terça-feira (11) três projetos do governo para primeira votação. Um deles é sobre o encarecimento de compras pela internet com a mudança no ICMS (Imposto sobre Bens e Serviços). A proposta do Poder Executivo está em segunda discussão, após ter sofrido […]
Arquivo -

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul têm em pauta na sessão desta terça-feira (11) três projetos do governo para primeira votação. Um deles é sobre o encarecimento de compras pela internet com a mudança no ICMS (Imposto sobre Bens e Serviços).

A proposta do Poder Executivo está em segunda discussão, após ter sofrido pedido de vista pelo deputado João Henrique Catan (PL). Segundo o projeto, a compra de produtos ou aquisição de serviços de outros Estados pela população do Estado poderá ficar mais cara a partir de 1º de janeiro de 2021, se os deputados aprovarem o projeto e o Governo do Estado conseguir aplicar na base de cálculo do ICMS o valor do imposto cobrado na modalidade de diferencial de alíquota nas operações do regime de substituição tributária (quando o pagamento do imposto cabe a outro contribuinte, que não seja o que fez a venda, por exemplo, o comprador final).

O outro projeto em primeira votação é sobre a PEC (Projeto de Emenda Constitucional) de número 002/2020 que altera o artigo 40 da Constituição Estadual de Mato Grosso do Sul. Com a alteração, fica previsto na Carta Magna estadual a subordinação dos órgãos que compõe a Segurança Pública ao Governador do Estado, vinculando-os operacional e administrativamente à Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública).

Na justificativa apresentada junto ao projeto, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) diz: “saliento que a adoção de tais medidas é imprescindível para que a nossa Constituição não permaneça em desconformidade com a Carta Magna, proporcionando dessa maneira a simetria e uniformização entre as disposições constitucionais”.

Por fim, está o projeto de lei de número 148 do Poder Executivo. A proposta é um adicional risco de vida, aos servidores em exercício no DSP (Departamento do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul) e nas Casas de Guarda, observadas a alíquota e a base de cálculo previstas no art. 2º da Lei Estadual nº 1.835, de 6 de abril de 1998, pela redação dada na Lei Estadual nº 2.129, de 2 de agosto de 2000.

Na mensagem do governo encaminhada junto com a proposta, o texto trata sobre a contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. 

A proposta de lei, em análise, tem por objetivo suprir lacuna existente na legislação estadual no tocante à concessão de adicional de risco de vida ao pessoal contratado temporariamente, e, cujo exercício das funções ocorreram no Departamento do Sistema Penitenciário de Mato Grosso do Sul e nas Casas de Guarda, observadas para o pagamento da verba a alíquota (50%) e a base de cálculo (vencimento-base).

Outras propostas

De autoria do deputado Antônio Vaz (Republicanos), o Projeto de Lei 130/2020, dispõe sobre a inclusão do tema empreendedorismo como conteúdo transversal no currículo das redes de Ensino Médio público em todo o Estado. 

Em discussão única, está proposta de Barbosinha (DEM) para denominar de Leonel Gomes Ferreira, o Viveiro da Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul), em .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Inter vence Ceará em casa e sobe para 12ª posição do Brasileirão

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Entra em campo agora Juventude e Cruzeiro pelo Brasileirão

O prefeito de Porto Murtinho

Prefeito de MS vai pagar quase R$ 30 mil de multa para se livrar de ação judicial

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Mato Grosso do Sul registra mais 25 óbitos por síndrome respiratória

Últimas Notícias

Mundo

Pelo menos 73 palestinos morrem após ataque em ponto de distribuição de alimentos na Faixa de Gaza

ONU já contabilizou quase 800 assassinatos em locais de ajuda humanitária entre maio e julho

Cotidiano

Marido de influencer que voltou dos EUA para ação solidária sofre acidente com motoserra

DiCaprio está internado na Santa Casa de Campo Grande

Cotidiano

Deu um “baile”: Touro de quase 1 tonelada cai em piscina de casa em Camapuã

Resgate do animal durou cerca de 40 minutos; touro ficou bem

Transparência

Com aditivo, estrutura para eventos custará mais de R$ 1 milhão a Aparecida do Taboado

Primeiro aditivo a contrato para fornecimento de estrutura a eventos prevê aumento no quantitativo de itens