Em Mato Grosso do Sul, 63 dos 79 municípios já possuem casos confirmados de coronavírus. Diante do avanço rápido da doença, a Assomasul (Associação dos Municípios de MS) afirmou que apoia o uso obrigatório das máscaras de proteção em todo o Estado. O Governo do Estado decretou o uso obrigatório de máscaras a partir de segunda-feira (22).

O decreto foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) com regras que se tornam as máscaras obrigatórias em todo o território estadual. Assim, o presidente da Assomasul e prefeito de Bataguassu, Pedro Caravina, afirma que a medida é extremamente importante para o cenário de crescimento da doença no Estado.

O presidente lembrou que uma das principais preocupações da Associação são os baixos índices de isolamento social. “O Estado manteve o distanciamento social de apenas 36,7%, enquanto os casos do novo coronavírus seguem aumentando gradativamente”, ressaltou.

O crescente número de infectados no interior de MS fez com que mais de 27 municípios decretassem estado de calamidade pública. Com isso, Caravina ressalta que as prefeituras se preocuparam, pois foram afetadas até financeiramente. “Inclusive prefeitos e prefeitas que têm feito diversas ações como forma de combater a doença que abalou a estrutura econômica dos municípios”.