Com avanço do coronavírus, municípios de Mato Grosso do Sul têm solicitado reconhecimento de pública. Mais três cidades desejam declarar este estado, são eles , e .

Com a solicitação das prefeituras, os projetos foram redigidos a da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) redigiu o Projeto de Decreto Legislativo. Assim, todos já tramitam na Casa de Leis e podem ser votados na sessão desta terça-feira (07).

Com o estado de calamidade reconhecido, o município pode abrir crédito extraordinário, remanejar, transferir e utilizar reserva de contingência, com o imediato conhecimento da Câmara de Vereadores. Além disto, a gestão municipal pode realizar contratação emergencial de pessoal, entre outras medidas.

Assim, caso os projetos sejam aprovados pela , os municípios permanecem em estado de calamidade até 31 de dezembro. Também segue em tramitação o pedido de Ribas do Rio Pardo.

Então, desde o início da pandemia em Mato Grosso do Sul, 36 municípios declararam estado de calamidade pública devido ao aumento de casos do novo coronavírus. O número representa 45,5% do total de cidades do Estado.