A viagem do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) para pescaria com amigos e integrantes da cúpula do Governo na Argentina, na província de Corrientes, rendeu comentários e críticas de muitos sul-mato-grossenses. O Jornal Midiamax revelou nesta quinta-feira (9) que Reinaldo está fora do Estado desde a segunda-feira (6) e que permanece sem comando desde então.

Entre as principais críticas nas redes sociais está o fato do governador estar em viagem chique com os amigos enquanto oficialmente o Governo do Estado afirmava que ele permanecia cumprindo expediente em agendas internas, que incluem reuniões com secretários de governo e atendimento de demandas. Na verdade, Reinaldo estava em solo argentino até quando decretos com assinatura dele foram publicados no .

“O governador está trabalhando muito pessoal. Ele podia trazer uns peixes e doar para as famílias ribeirinhas do nosso Estado”, ironizou um internauta.

“Povo maldoso! Ele está em agenda oficial selecionando os peixes para compor o Aquário kkkkkkkkkkkkk”, disse outro leitor do Midiamax.

A polêmica envolvendo o projeto Cota Zero em Mato Grosso do Sul, aquele que impõe regras mais rígidas para os pescadores nos rios do Estado e estimula o sistema “pesque e solte”, também foi lembrada nas críticas feitas nas redes sociais.

“Proibiu a para os pobres no MS e vai pescar na Argentina aonde só os ricos podem ir. Beleza governador”, citou um internauta. “Olha o exemplo aqui no MS quer por cota zero!”, disparou outro.

Revoltado, leitor do Midiamax criticou a postura de Reinaldo principalmente em relação às proibições do Cota Zero que começarão a valer em março deste ano no Estado. “Lamentável, o pescador ribeirinho está proibido de pescar o peixe no nosso Estado, tem uma cota a cumprir se não ele vai pagar. Enquanto pescadores ribeirinhos são proibidos de pescar o peixe para sustentar sua família, o governador Azambuja está em outro país pescando à vontade. Ele é o governador, ele pode”, criticou.

Agenda interna?

O Jornal Midiamax apurou que Reinaldo está em viagem com amigos e integrantes da cúpula do Governo desde a segunda-feira (6). O destino do governador e amigos é a cidade de Itá Ibaté, no departamento de Corrientes, na Argentina. A pousada Gêmeos Pesca é destino famoso entre turistas que praticam pesca esportiva.

A reportagem tenta contato com a pousada por telefone desde esta quarta-feira, mas sem sucesso. Fotos de amigos de Reinaldo publicada nas redes sociais nos últimos dias já indicavam o destino do governador.

O que chama atenção é que desde a última terça-feira (7) a assessoria de imprensa do Governo garante que ele está em trabalho fazendo despachos internos. “Reforçamos que o governador tem reservado os primeiros dias do ano, como em anos anteriores, para atender demandas e pedidos de agendamento de reuniões. Além disso, ele tem se encontrado com secretários e gestores do Governo. Esses encontros não necessariamente acontecem na governadoria”, completou a assessoria.

Desde a segunda-feira, publicações no Diário Oficial do Estado revelam que Reinaldo segue assinando decretos com datas dos últimos dias, período em que ele participa de pesca com amigos na Argentina.

Conforme a Constituição de Mato Grosso do Sul, o governador pode ser ausentar do Estado e até do Brasil pelo período de até 15 dias sem que autorização seja solicitada à Assembleia Legislativa. O que ocorre na viagem atual de Reinaldo é que a saída do governador do país contraria informação oficial repassada pelo Governo.

MS sem comando

Mato Grosso do Sul ficará sem a presença de um chefe de Executivo por seis dias com a viagem do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A previsão, de acordo com o apurado, é que Reinaldo retorne ao Estado apenas no sábado (11).

Após a publicação da primeira reportagem, o Jornal Midiamax voltou a questionar oficialmente o Governo. Dentre as solicitações, estavam por que o governador não oficializou pedido de férias à Assembleia Legislativa; se a viagem à Argentina é tratada como oficial; e, em caso da viagem ser basicamente descanso durante dia útil de trabalho, se o governador terá os pontos descontados de seu salário. Até a publicação desta matéria não houve resposta.