Desfile de aniversário dos 120 anos de Campo Grande, bate boca sobre queimadas na Amazônia e governos na Assembleia Legislativa foram alguns dos fatos da semana política em Mato Grosso do Sul. Projetos de isenção de taxas e o que regulamenta os aplicativos de transporte também foram pautados nesta semana.

Desfile e política

Resumo da semana: desfile cívico, discussão sobre Amazônia e deputado réu em ação
Rose Modesto, deputada federal do PSDB. (Henrique Arakaki, Jornal Midiamax).

O desfile cívico dos 120 anos de Campo Grande, na segunda-feira (26), teve o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), lado a lado no palanque.

Resumo da semana: desfile cívico, discussão sobre Amazônia e deputado réu em ação
O prefeito Marquinhos Trad e o governador Reinaldo Azambuja (Marcos Ermínio, Midiamax)

Não comentaram sobre política, diferente da deputada federal Rose Modesto (PSDB), que acompanhou o desfile da rua e afirmou ter  sonho de ser prefeita da Capital.

Marquinhos comentou sobre o projeto que quer transformar o Hotel Campo Grande em moradias populares, afirmando que não vai dividir a cidade entre ricos e pobres.

Amazônia, Lula e Bolsonaro

Resumo da semana: desfile cívico, discussão sobre Amazônia e deputado réu em ação
Deputado Pedro Kemp, durante pronunciamento na Assembleia. (Renata Volpe, Jornal Midiamax).

Na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, as queimadas na Amazônia motivaram discussão entre deputados, que chegaram ao assunto sobre governos de Jair Bolsonaro (PSL) e Lula (PT). Marçal Filho, do PSDB, foi à tribuna para reclamar da postagem do presidente da França Emmanuel Macron sobre as queimadas na Amazônia.

Já o petista Pedro Kemp afirmou lamentar a situação do país e disse que todo dia tem vergonha de ver assistir o que o presidente diz. No dia seguinte, o assunto voltou ao debate da Casa de Leis estadual e os parlamentares foram com dados sobre o desmatamento, apresentando telas e infográficos. Com informações diferentes, as divergências acabaram descambando para trocas de farpas e declarações mais exaltadas.

Governador em São Paulo

Depois de uma semana de agendas públicas em Campo Grande, o governador Reinaldo Azambuja viajou para São Paulo, em 27 de agosto (quarta-feira), onde participou do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura. O objetivo da participação, segundo o governo, é atrair novos investimentos nos dois setores.

Deputado réu em ação

Resumo da semana: desfile cívico, discussão sobre Amazônia e deputado réu em ação
Marçal Filho, deputado do PSDB. (Foto: Luciana Nassar/ALMS)

Marçal Filho, deputado estadual pelo PSDB, se tornou réu, nesta semana, em ação penal por corrupção passiva, após a Justiça Federal aceitar denúncia do MPF (Ministério Público Federal) a respeito de crimes supostamente cometidos nas eleições de 2010, quando foi reeleito deputado federal. O parlamentar respondeu que se sentiu surpreendido com a informação e afirmou que o MPF está “desvirtuando o papel de fiscal da lei”.

Projetos e leis

Nesta semana, a Câmara Municipal e Assembleia Legislativa de MS aprovaram e começaram análise de projetos importantes. Um dos projetos na Casa de Leis estadual garante que grávidas reagendem o teste físico, garantindo que a candidata tenha direitos iguais na hora das provas.

Resumo da semana: desfile cívico, discussão sobre Amazônia e deputado réu em ação
Vereadores discutem na Câmara Municipal. (Richelieu Pereira, Jornal Midiamax).

Outra proposta concede isenção no pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos aos doadores de sangue. Nos dois casos, a votação foi em primeira discussão.

Na Câmara Municipal, os vereadores começaram a analisar as 14 emendas apresentadas ao texto que regulamenta o serviço de aplicativo de transporte, como Uber, Urban e 99. O projeto deve ser votado na próxima semana.