Pular para o conteúdo
Política

Projetos com restrições a condenados na Maria da Penha devem ser vetados

Apesar da boa intenção dos autores, o caminho para dois projetos que querem ampliar restrições a condenados na Lei Maria da Penha deve ser o veto governamental. A tramitação de ambos está ‘travada’ na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) por pedido de vista do deputado Barbosinha (DEM). E ele aponta os motivos para […]
Arquivo -

Apesar da boa intenção dos autores, o caminho para dois projetos que querem ampliar restrições a condenados na Lei Maria da Penha deve ser o veto governamental. A tramitação de ambos está ‘travada’ na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) por pedido de vista do deputado Barbosinha (DEM). E ele aponta os motivos para o receio.

Ele explica que o primeiro, que prevê proibição de nomeação em cargos públicos a condenados por agressão a mulheres, pode ser desnecessário. Segundo o democrata, até a Lei da Ficha Limpa estabelece punições mais rigorosas que a proposição do deputado (PSL).

“Quem tem condenação entra na Lei da Ficha Limpa e há vedação para nomeação em cargos públicos por 8 anos. A lei dele é mais flexível, com punição máxima de 3 anos”, explica. O parlamentar ainda aponta outro ponto questionável.

Segundo , o projeto original de David deixa brecha para feminicídas. “O feminicídio não está dentro da . Então, há incongruências [no projeto]. Na verdade, acaba sendo desnecessário”, pontua.

A mesma brecha, desta vez com notas de inconstitucionalidade, seria deixada pelo projeto que quer proibir a participação de condenados em programas sociais e habitacionais do Governo Estadual. “Quem mata [mulheres] pode concorrer? O pai, os filhos? Penso que isso fere o princípio da igualdade. Está se criando uma pena acessória”, opina.

Diálogo

Marçal Filho e Coronel David apostam que o diálogo possa flexibilizar o parecer do colega, mas Barbosinha adianta que os projetos, mesmo em caso de aprovação em segunda discussão na Casa de Leis, podem não prosperar.

“São questões de ordem que os levaram a uma reflexão. Se quiserem manter os projetos, vamos discutir, mas acredito que o governo vai vetar pela inconstitucionalidade. Meu debate é técnico, mas posso estar equivocado”, pondera.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Eduardo Bolsonaro terá prazo para responder a questionamento, se assim quiser (Pablo Valadares, Agência Câmara)

Diretor da PF irá incluir ameaças de Eduardo Bolsonaro em inquérito

‘Quando acordei tinha policiais no quintal’, disse morador onde assassino de Leonardo se escondeu

Ônibus usado volta a Campo Grande para Consórcio Guaicurus requentar ‘teste ecológico’

Sefaz-MS contrata empresa de T.I por R$ 8,6 milhões

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Assassino que matou ex-amante da mulher no Coophavila estava foragido por tráfico

Carolina Dieckmann mostra últimos dias de Preta Gil: ‘Como você lutou…’

Incêndio

Hidrate-se: umidade do ar baixa coloca MS em alerta para riscos à saúde e incêndio

Últimas Notícias

Política

Senadores embarcam para missão nos EUA na sexta-feira

Reuniões com representantes da presidência norte-americana começam dia 28 de julho

Mundo

Entre os 50 do mundo: João Fonseca registra melhor posição da carreira no ranking da ATP

Brasileiro manteve os 1.116 pontos e subiu de posição mesmo sem entrar em quadra

Le Blog Maria Antonia

Dua Lipa encanta fãs ao mandar mensagem em português sobre nova turnê

Dua Lipa mostrou mais uma vez seu carinho pelo Brasil! A cantora britânica surpreendeu os fãs ao mandar um recado especial e em português ! Ela disse sobre a sua nova turnê Radical Optimism no país. “Muita saudade da energia, da alegria e da vibe única do Brasil. Estou muito animada para levar a nova … Continued

Famosos

Virou pai? Ex-BBB Davi Brito anuncia adoção de menino: ‘Meu filho’

De surpresa, ex-BBB Davi Brito revelou que está, supostamente, adotando um menino chamado André; entenda o que aconteceu