Projeto que barra cobrança de material escolar e outros 9 são aprovados pela CCJR
A proibição às escolas de efetuarem cobrança de materiais escolares de uso coletivo foi aprovada na tarde desta terça-feira (16) com outros 9 projetos em reunião extraordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Com a aprovação, as propostas seguirão para votação em plenário. Pelo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A proibição às escolas de efetuarem cobrança de materiais escolares de uso coletivo foi aprovada na tarde desta terça-feira (16) com outros 9 projetos em reunião extraordinária da CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), da ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Com a aprovação, as propostas seguirão para votação em plenário.
Pelo PL (Projeto de Lei) n.º 124/18, proposto por Beto Pereira (PSDB) quando era deputado estadual, ficam detalhados quais são os materiais considerados de uso coletivo e que não podem ser solicitados aos pais pelas escolas particulares. Na justificativa do projeto, o parlamentar explicou que legislação federal protege o consumidor da cobrança abusiva de produtos que não sejam para uso exclusivo do aluno. Contudo, a falta de regulamentação sobre quais materiais seriam considerados coletivos dificultava a aplicação da lei.
Calendário oficial
Dois projetos aprovados pela CCJR incluem datas no calendário oficial de eventos de MS. O primeiro deles é o Projeto de Lei nº 067/19, de autoria do deputado estadual Zé Teixeira, para acrescentar às datas oficial a Expoagro (Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Dourados). Já o PL nº 052/19, do deputado Evander Vendramini (PP), inclui nas comemorações estaduais o Calendário Educação Ambiental no Pantanal.
Saúde
Proposta do deputado Marcio Fernandes (MDB) também foi aprovada para instituir a Semana Estadual de Educação Preventivas e de Enfrentamento à Endometriose pelo PL nº 059/19. Já o PL nº 057/19, apresentado pelo deputado Jamilson Name (PDT), dispõe sobre a divulgação dos direitos dos cidadãos portadores de câncer mediante afixação de cartaz em locais específicos.
Já o PL nº 064/19, do deputado Neno Razuk (PTB), pretende tornar obrigatória a aplicação de questionário M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) nas unidades de saúde do Estado de MS em crianças com idade entre 18 e 24 meses a fim com a finalidade de obter diagnóstico precoce do Transtorno do Expectro Autista.
Combate à pichação e outros
Foi aprovado também o PL n.º 028/19 determinando a obrigatoriedade do ressarcimento integral dos danos, mais o pagamento de indenização correspondente a duas vezes o valor do prejuízo causado por aquele que pichar, vandalizar ou depredar patrimônio público ou particular. A proposta é do deputado Marçal Filho (PSDB), assim como o PL nº 040/19 que estabelece prioridade de matrícula, nos estabelecimentos de ensino da rede pública do MS, para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
Já o Projeto de Lei Complementar n.º 003/19, de autoria do Poder Executivo, cria o Conselho de Fiscalização dos Critérios de Divisão e Creditamento das Parcelas Pertencentes aos Municípios, com integrantes nomeados pelo Governo do Estado e que irão fiscalização a divisão do repasse do ICMS aos municípios.
Também irá ao Plenário o PL nº 048/19, do deputado estadual Antônio Vaz (PRB), que autoriza o Executivo a criar acesso no portal eletrônico da Secretaria de Segurança Pública para atendimento de ocorrências envolvendo animais.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Sem acordo: moradores pedem indenização por fedor ‘insuportável’ de frigorífico em Campo Grande
JBS já manifestou desinteresse em conciliação devido ao grande número de ações
Quadrilha especializada em furtos de caminhonetes é presa em Dourados
Quatro pessoas foram levadas para a sede do SIG em Dourados
Influenciadora de etiqueta, Fernanda Britto está internada em estado grave
Fernanda Britto, de 63 anos, ficou conhecida nas redes sociais por seus vídeos bem-humorados em que dá dicas de etiqueta
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Queda de árvore deixa trecho de avenida de Dourados interditado neste sábado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.