Orçamento impositivo acaba com ‘toma lá dá cá’ de Bolsonaro, diz Dagoberto
A aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 34/2019, que estabelece orçamento impositivo para as emendas de bancada, vai pôr fim à pressão do Governo Federal sobre a Câmara dos Deputados para votar projetos de interesse do Executivo em troca da liberação dos recursos aos estados. A avaliação é do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 34/2019, que estabelece orçamento impositivo para as emendas de bancada, vai pôr fim à pressão do Governo Federal sobre a Câmara dos Deputados para votar projetos de interesse do Executivo em troca da liberação dos recursos aos estados. A avaliação é do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT).
“Isso acaba o toma lá dá cá, cria independência do Legislativo”, enfatizou o parlamentar ao Jornal Midiamax. Para Dagoberto, a aprovação da proposta pela Câmara pode ser considerada resposta da Casa em relação à postura adotada pelo Governo de Bolsonaro, que estaria usando a liberação dos recursos como moeda de troca nas votações.
Segundo o deputado do PDT, os deputados federais que estão votando a favor do Governo estariam, inclusive, em tese aceitando essa barganha.
Com a aprovação da PEC em segunda votação nesta quarta-feira (05), por 378 votos a 8, o Governo será obrigado a cumprir no Orçamento da União com a quitação das emendas de bancada, que passarão a ser impositivas assim como já ocorre com as individuais. A proposta já havia sido aprovada pelos deputados em março deste ano, mas teve o texto alterado ao passar pelo crivo do Senado.
Sem destaques pautados, a parte da matéria que for igual à já analisada pelo Senado em dois turnos seguirá direto para promulgação. Já o substitutivo da comissão especial, sob autoria do deputado Carlos Henrique Gaguim (DEM-TO) contendo texto novo irá ser separada da proposta original e receberá outro número para passar por votação no Senado novamente.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Enfermeira procura polícia para denunciar paciente em Campo Grande
Paciente da Santa Casa chamou enfermeira de “gorda” e ainda ameaçou profissionais: “Vocês não servem pra nada”
Golpe do voucher: criminosos usam nome de restaurante para hackear pessoas em Campo Grande
Alerta! Conta falsa no Instagram está se passando por um restaurante de Campo Grande e aplicando golpes em moradores da capital
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.