Pular para o conteúdo
Política

MS se alia a SP e RS e aponta 41% do PIB para pressionar União pela reforma

Mato Grosso do Sul se aliou a São Paulo e Rio Grande do Sul para pressionar a União pela manutenção dos estados e municípios na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência. Os governadores dos três estados se reuniram nesta segunda-feira (03) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Apontando PIB (Produto Interno Bruto) […]
Arquivo -
Governadores na coletiva de imprensa. Foto: Governo do Estado de São Paulo
Governadores na coletiva de imprensa. Foto: Governo do Estado de São Paulo

Mato Grosso do Sul se aliou a e para pressionar a União pela manutenção dos estados e municípios na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Previdência. Os governadores dos três estados se reuniram nesta segunda-feira (03) no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Apontando PIB (Produto Interno Bruto) que soma 41%, os governadores tucanos reforçaram a necessidade de parceria com as bancadas para marcar posição em relação à permanência na reforma.

Para eles, a retirada dos estados e municípios irá atrasar a recuperação fiscal, uma vez que o principal dos problemas nas contas públicas seriam os aposentados. Na última semana, o presidente Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), admitiu a possibilidade de exclusão. No domingo (02), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) admitiu preocupação sobre a possibilidade de deixar estados e municípios fora do texto da PEC.

“É preciso construir uma lógica previdenciária no país e distribuir melhor as riquezas pagas pelos brasileiros. É muito importante construir uma previdência equânime a todos”, apontou Reinaldo Azambuja (PSDB), que vem constantemente defendendo a aprovação da reforma. Ele destaca, contudo, que é preciso equacionar a questão, pois “não tem como deixar Estados ou municípios de fora”.

Governador de São Paulo, João Dória (PSDB), também manifestou o apoio dos tucanos à proposta. “Os três governadores do PSDB manifestam de maneira clara e objetiva o apoio de maneira integral à Reforma da Previdência e à manutenção de estados e municípios. Os governadores entendem de que não há o menor cabimento em destacar estados e municípios da reforma”, afirmou.

Segundo Eduardo Leite (PSDB), governador do RS, metade da receita líquida de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em seu estado está sendo consumida pelo déficit previdenciário. “Por isso é tão importante que a reforma tenha influência sob Estados e municípios, para o bem do Brasil”, explicou.

Relator da PEC, o deputado federal Samuel Moreira (PSDB) esteve presente no encontro e também defende que a União mantenha os estados e municípios no texto. Na avaliação dele, caso isso não ocorra existe o risco de uma ‘quebradeira generalizada’. O relatório final da PEC deve ser apresentado em uma semana. (Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
russo waldemar gonçalves jornalista

Morre “Russo”, cronista e jornalista esportivo de Mato Grosso do Sul

athletico alan kardec

Alan Kardec marca no fim e Athletico-PR vence o Remo de virada na Série B do Brasileiro

onças onde jorginho foi morto

Dois filhotes de onça são avistados na área onde Jorginho foi atacado

Confirmado primeiro caso de gripe aviária do ano no Estado de São Paulo

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

marcha da maconha

Marcha da Maconha reúne público a favor da legalização da cannabis em São Paulo

Últimas Notícias

Esportes

Inter Miami e Al-Ahly empatam na abertura do Mundial de Clubes e ‘mandam recado’ ao Palmeiras

Partida começou atrasada em razão da enorme celebração preparada pela Fifa para sua nova competição

Esportes

Athletic-MG bate o Operário-PR na Série B com gol no último lance e protagonismo do VAR

Com a vitória, o Athletic encerra sequência de quatro derrotas em jogo que marcou a reestreia de seu estádio

Polícia

Vendedora de poncãs entra em pânico e para de trabalhar após assédio de cliente: ‘jogava as sementes em mim’

Vítima afirma estar transtornada e teme virar estatística. "Vejo um carro do modelo igual o dele e começo a chorar. Ele está acabando com minha vida", desabafa

Esportes

Brasil encerra GP de boxe na Europa com 6 ouros, 1 prata e 1 bronze

Atletas do país disputaram 7 finais neste sábado na República Tcheca