Em meio a confusão, senadores decidem votação aberta para eleger mesa diretora
O primeiro dia de atividades do Senado Federal começou quente. Presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a primeira sessão, nesta sexta-feira (1º), já teve gritaria, “roubo de pasta” e parlamentares batendo boca com o presidente da mesa. Em meio a tudo isso, os senadores decidiram por votação aberta para escolher o novo presidente da Casa. […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro dia de atividades do Senado Federal começou quente. Presidida pelo senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), a primeira sessão, nesta sexta-feira (1º), já teve gritaria, “roubo de pasta” e parlamentares batendo boca com o presidente da mesa. Em meio a tudo isso, os senadores decidiram por votação aberta para escolher o novo presidente da Casa.
A confusão começou com um grupo contrário à candidatura do senador Renan Calheiros (MDB-AL) para a presidência do Senado. Os parlamentares decidiram se juntar e reivindicar que o voto para a mesa diretora fosse aberto.
Depois de abrir a palavra para os parlamentares, Alcolumbre decidiu abrir votação para definir como seria feito a eleição para presidente, se com voto aberto ou secreto. Isso irritou muitos dos parlamentares, isso porque o senador pelo Amapá é um dos pré-candidatos para o cargo, o que o deixaria regimentalmente impedido de estar no comando desta sessão.
Em meio a vários discursos contra a presença de Alcolumbre na cadeira, os mais acalorados foram de Renan Calheiros, que chegou a bater boca com o Democrata, e Kátia Abreu (PDT-TO). A última, inclusive, num rompante de raiva “roubou” a pasta com os regimentos e encaminhamentos que estavam com o presidente da sessão e se negou a devolvê-los. “Se você pode ser presidente, eu também posso”, disse a pedetista ao pegar os documentos.
Mesmo com toda a confusão, o democrata encerrou a votação, que terminou com 50 votos favoráveis ao voto aberto e apenas 2 contrários. Apesar disso, a confusão continua e ainda não há definição sobre o horário da votação para a mesa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
‘Execução de 94% dos projetos propostos’, diz Governo do Estado sobre 2024
Segundo o executivo, a avaliação anual dos contratos de gestão apresentou resultado positivo
CBF anuncia candidatura de Brasília para sediar final da Libertadores
A decisão da competição será disputada no dia 29 de novembro
Corpo de ex-superintendente da Cultura começa a ser velado na noite desta sexta
O professor foi assassinado por um adolescente, de 17 anos, na madrugada desta sexta
Conmebol divulga datas dos jogos da Recopa Sul-Americana
O confronto de ida, no dia 20 de fevereiro a partir das 21h30 (horário de Brasília)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.